Notícias

FAPESP divulga resultado de chamada para síntese de investigação em biodiversidade

Edital lançado em parceria com Sinbiose (CNPq) e CESAB (FRB) selecionou colaborações entre São Paulo e França para desenvolvimento de projetos inovadores e workshops

A FAPESP anuncia a formação de dois grupos de síntese de investigação relacionada à biodiversidade Neotropical de biomas terrestres. Os projetos foram selecionados a partir de propostas submetidas à chamada do programa BIOTA-FAPESP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fondation pour la Recherche sur la Biodiversité (FRB), da França.

Como preconizado pela chamada, os grupos receberão recursos para, ao longo de três anos, promover quatro workshops de cinco dias cada – dois em Montpellier, na França, e dois no estado de São Paulo. Será também financiada a organização de pelo menos uma reunião virtual de uma semana.

Compostos por dois pesquisadores responsáveis – um filiado a instituição de pesquisa ou ensino superior paulista e o outro filiado a instituição francesa do mesmo tipo –, os projetos abrigarão um pesquisador de pós-doutorado que será financiado por bolsa do CNPq com duração de 24 meses.

Os grupos de trabalho colaborativos terão a missão de desenvolver análises e sínteses de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, gerando novas ideias, modelos, paradigmas ou teorias por meio do compartilhamento de conhecimentos científicos, dados disponíveis e ferramentas de modelagem.

O CNPq e o FRB disponibilizaram para a chamada seus próprios instrumentos de fomento à pesquisa sobre biodiversidade, o Centre for the Synthesis and Analysis of Biodiversity (CESAB, com sede em Montpellier) e o Centro de Estudos da Biodiversidade da Amazônia (Labex CEBA), por parte da instituição francesa, e o Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), por parte da agência do governo brasileiro.

Propostas selecionadas:

FaunaServices
Pesquisador responsável: Miguel Cooper
Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP)
Pesquisador responsável no exterior: Jérôme Mathieu
Instituição no exterior: Sorbonne Université (SU)

Networks of Fungal Interactions in the Neotropics
Pesquisador responsável: Paulo Roberto Guimaraes Junior
Instituição: Instituto de Biociências (IB-USP)
Pesquisador responsável no exterior: Melanie Roy
Instituição no exterior: Université Paul Sabatier – Toulouse III/UPS

A chamada está disponível em: fapesp.br/14906.