Notícias

FAPESP e NSFC, da China, lançam chamada de propostas English version

Chamada colaborativa tem foco na realização dos ODS da ONU à luz das mudanças climáticas em países em desenvolvimento

A FAPESP e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC) anunciam o lançamento de uma oportunidade para elaboração e desenvolvimento de colaborações científicas entre pesquisadores do estado de São Paulo e da China.

Sob o tema “A dinâmica do sistema da terra e sua relação com o desenvolvimento sustentável”, a chamada de propostas insere-se no âmbito do Programa de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (SDIC) da NSFC, que articula cooperações bilaterais em parceria com diversas agências de fomento internacionais, entre elas a FAPESP.

FAPESP e NSFC receberão até 30 de junho propostas que aprofundem investigações em dois eixos temáticos principais. Em A resposta e a gestão adaptativa do ecossistema às mudanças climáticas, serão contempladas questões como a evolução da biodiversidade, serviços ecossistêmicos e mecanismos regulatórios, e os impactos da poluição atmosférica e do aquecimento global no ciclo acoplado de carbono, nitrogênio e fósforo.

Já no eixo Os impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas, incluindo áreas costeiras, ecossistema agroflorestal e saúde humana e sua resposta, devem ser abordados pontos como o planejamento da infraestrutura verde urbana, o impacto das mudanças climáticas na mudança do nível do mar e no sequestro de carbono dos ecossistemas marítimos de prateleira, projeções de variações das monções na Ásia Oriental e na América do Sul em diferentes cenários de elevação de temperatura, entre outros.

Além de aderência aos temas da chamada, FAPESP e NSFC também exigem que as propostas atendam a dois ou mais dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Como critério de seleção, será avaliado o foco específico das propostas na dinâmica dos sistemas meio ambiente-social-econômico e na interação entre o sistema ambiental e o sistema social para a realização de ODS nos países em desenvolvimento.

Os projetos colaborativos receberão financiamento de FAPESP e NSFC, sendo que cada agência apoiará a equipe sediada em seu respectivo país.

O apoio da FAPESP se dará por meio de duas modalidades: propostas selecionadas por meio do Auxílio à Pesquisa – Regular poderão receber até R$ 450 mil, enquanto o financiamento àquelas que constituírem Projetos Temáticos terá limite máximo de R$ 1,7 milhão.

As normas de cada modalidade condicionarão as demais regras para concessão do auxílio, observando-se a exceção feita pela chamada para duração dos projetos, que podem ter até 36 meses. Haverá exigência de consulta de elegibilidade para propostas de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.

Pesquisadores do estado de São Paulo deverão submeter propostas pelo SAGe (https://fapesp.br/sage). No ato de inscrição, deve-se orientar o pesquisador parceiro chinês a criar um login completo no SAGe para que confirme sua participação na proposta.

A chamada de propostas para pesquisadores do estado de São Paulo está em: https://fapesp.br/15435.



Página atualizada em 21/06/2022 - Publicada em 29/04/2022