Notícias

Chamada apoia projetos para gestão de Unidades de Conservação na Jureia

Inovação na gestão de UCs da Estação Ecológica Jureia-Itatins com base nas Metas de Aichi é foco de edital lançado pelo BIOTA-FAPESP em conjunto com SIMA e Fundação Florestal. Prazo de recebimento de propostas foi ampliado para 22 de agosto

A FAPESP, por meio de seu Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP), anuncia o lançamento de nova chamada de propostas, inserida no âmbito do acordo de cooperação firmado com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF). É a segunda chamada lançada no âmbito do acordo.

O objetivo da chamada é subsidiar a gestão de Unidades de Conservação (UCs), com foco na Estação Ecológica Jureia-Itatins, por meio da promoção da conservação, da restauração e do uso sustentável da biodiversidade, visando a implantação das Metas de Aichi (Plano Estratégico 2011-2020 da CDB – Convenção da Diversidade Biológica).

As propostas deverão abordar de um (mínimo) a três (máximo) dos quatro temas que sumarizam os objetivos subjacentes à cooperação entre FAPESP, SIMA e FF, e que balizarão o apoio a ações futuras para o manejo e conservação das UCs.

A chamada é aberta a pesquisadores de Instituições de ensino superior e de pesquisa no estado de São Paulo. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo Sistema SAGe até 22 de agosto de 2022, e serão apoiadas de acordo com as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

A chamada disponibiliza R$ 4 milhões para apoio aos projetos selecionados, sendo que FAPESP e FF contribuem cada uma com metade do total dos recursos. Propostas poderão ser apoiadas com no máximo R$ 150 mil por ano, por um período de até 24 meses.

A avaliação das propostas ocorre em dois âmbitos – por um lado, a FAPESP fará uma análise colegiada com base nos critérios específicos da modalidade de apoio; por outro, um Comitê Gestor do Convênio realizará um exame quanto à aderência aos termos e temas da chamada.

A chamada está disponível em: fapesp.br/15455.


Página atualizada em 02/08/2022 - Publicada em 03/05/2022