Notícias

Chamada com União Europeia seleciona propostas em Ciência e Engenharia de Materiais English version

FAPESP apoiará projetos de pesquisa em colaboração em conjunto com a M-ERA.NET, rede financiada pela UE

A FAPESP anuncia a edição 2022 da chamada de propostas de pesquisa com a M-ERA.NET, rede da União Europeia de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais. Esta é a oitava oportunidade para pesquisa colaborativa lançada por FAPESP e M-ERA.NET desde que assinaram um acordo de cooperação científica em 2015.

O consórcio M-ERA.NET financia projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco.

A nova chamada de propostas visa fomentar projetos transnacionais ambiciosos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico que abordem estudos e inovação em materiais – incluindo materiais para geração e armazenamento de energia. A chamada engloba seis temas: “Materiais para energia”, “Superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras”, “Compósitos de alto desempenho”, “Materiais funcionais”, “Novas estratégias para tecnologias baseadas em materiais avançados em aplicações de saúde” e “Materiais para eletrônicos”.

As submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular. A FAPESP apoiará a parte paulista dos projetos selecionados com um máximo de R$ 150 mil anuais por proposta. As propostas podem ter uma duração mínima de 24 meses e uma máxima de 36 meses.

Cada proposta deve ser composta por um consórcio envolvendo um pesquisador responsável afiliado a uma instituição de ensino superior ou pesquisa no estado de São Paulo e, no mínimo, três pesquisadores responsáveis de pelo menos dois países diferentes que também participam da chamada.

A chamada deste ano não exigirá consulta de elegibilidade por e-mail. Os pesquisadores interessados devem submeter uma pré-proposta simultaneamente ao M-ERA NET (acessando o edital original da chamada) e à FAPESP, por meio do Sistema SAGe. É necessário que o pesquisador coordenador do consórcio internacional esteja cadastrado no sistema SAGe.

O prazo limite para submissão de pré-propostas é 15 de junho. Em caso de aceite, pesquisadores serão convidados a enviar a proposta completa até 17 de novembro.

A chamada com orientações aos pesquisadores do estado de São Paulo está disponível em: fapesp.br/15477.