Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute soluções para o meio ambiente urbano

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação reunirá amanhã, dia 27, cientistas que desenvolvem linhas de pesquisa voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas na área de meio ambiente. Eles apresentarão os últimos avanços em temas complementares, como a redução do impacto das emissões, com a melhora do ar nas cidades, e a mitigação de desastres ambientais.

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados.

Este próximo evento, que acontecerá das 15h às 17h, será transmitido pelos canais da Rede Alesp e do ILP no Youtube. O acesso também pode ser feito através do link https://fapesp.br/15487/solucoes-para-o-meio-ambiente-urbano .

O pesquisador Julio Romano Meneghini, da Escola Politécnica da USP, vai apresentar o modelo do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), que comanda. “O Centro está estruturado no modelo de hélice tríplice, envolvendo a academia, governo e iniciativa privada, e atualmente conta com 30 projetos em andamento”, diz. Os projetos estão ligados a quatro programas: Soluções Baseadas na Natureza (NBS), Captura e Utilização de Carbono (CCU), Captura e Armazenamento de Carbono na Produção de Biocombustíveis (BECCS), Gases de Efeito Estufa (GHG) e Percepção Pública (Advocacy).

Glaucia Mendes Souza, pesquisadora do Instituto de Química da USP e do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN-FAPESP), vai mostrar como o uso da bioenergia (bioetanol e biodiesel) no contexto brasileiro contribui com uma grande parcela das “emissões evitadas” de gases do efeito estufa. Só o Estado de São Paulo gera resíduos de biomassa como bagaço de cana, vinhaça, resíduos sólidos urbanos e óleo pós consumo em grande quantidade. Segundo ela, já existem tecnologias para transformar estes resíduos em eletricidade, biogás, biometano e hidrogênio verde, em diferentes níveis de maturidade. “O uso de resíduos urbanos é mais complexo e precisamos estimular a pesquisa para elevarmos a tecnologia ao nível de comercialização e encontrarmos soluções inovadoras”, diz. A economia circular pode valorizar os resíduos para a produção de bioprodutos antes da produção de biocombustíveis. Para avançar nesta agenda, o BIOEN lançou uma chamada de projetos em uma parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA).

O terceiro palestrante, Roberto Speicys Cardoso, pesquisador e empreendedor na área de mobilidade urbana, falará sobre a descarbonização do transporte público. Ele trará duas experiências em andamento. O primeiro projeto é o Monitor de Emissões do Transporte Público da Cidade de São Paulo, uma plataforma de big data para acompanhamento das metas de emissões da rede de ônibus da cidade, apresentado na COP26, em Glasgow. O segundo trata da análise de viabilidade da eletrificação do transporte público no Rio de Janeiro. Cardoso é um dos fundadores da empresa Scipopulis, que conta com apoio da FAPESP pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Maria Alexandra Cunha, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV), apresentará o Projeto Dados à Prova d’Água. Ela vai explicar como o engajamento com a produção de dados, o compartilhamento e o uso podem melhorar a resiliência da cidade a eventos de inundações. A pesquisa foi desenvolvida em comunidades das cidades de São Paulo e Rio Branco (AC), numa parceria internacional com as universidades de Warwick e Glasgow (UK), Heidelberg (GE) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – Soluções para o Meio Ambiente Urbano.

Data: 27/5
Horário: 15h às 17h

Transmissão pelos canais de YouTube da Rede Alesp e do ILP.

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 26/05/2022 - Publicada em 26/05/2022