Chamadas de Propostas

Anexo I – Chamada FAPESP-SABESP/2022

CONVÊNIO SABESP-FAPESP

PIPE - PESQUISA INOVATIVA EM PEQUENAS EMPRESAS

1ª CHAMADA

SANEAMENTO 4.0 NA SABESP

A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelos serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 375 municípios do Estado de São Paulo.

É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,1 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,5 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2020-2024, planeja investir aproximadamente R$ 20,2 bilhões, na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, e implantação de infraestrutura para aumentar os índices atuais de coleta e tratamento de esgotos.

A Sabesp tem como um de seus Objetivos Estratégicos implantar Novas Tecnologias para melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços. Nesse sentido, a Sabesp assinou um convênio com a FAPESP, no âmbito do PIPE - PESQUISA INOVATIVA EM PEQUENAS EMPRESAS, visando fomentar a inovação com o desenvolvimento de variadas soluções.

A principal atuação da empresa está relacionada ao Ciclo do Saneamento: preservação, regularização, monitoramento dos recursos hídricos; captação de água bruta; tratamento da água para abastecimento público; adução e reservação setorial; distribuição da água aos clientes; coleta e afastamento dos esgotos gerados; tratamento dos esgotos e retorno da água aos mananciais, além de vários outros temas que orbitam o saneamento, conforme figura abaixo:

Esta PRIMEIRA CHAMADA pretende estimular soluções voltadas para o SANEAMENTO 4.0. Na Sabesp existem inúmeras oportunidades, principalmente de atividades de alta especialização técnica e de difícil disponibilização no mercado que podem ser dotadas de soluções inteligentes.

Espera-se o desenvolvimento de soluções que contribuam com o aprimoramento dos processos relacionados à gestão, operação e manutenção no setor de saneamento, incluindo o desenvolvimento de novos produtos ou processos significativamente aprimorados, incluindo sua prototipagem e demonstração em ambiente operacional. Será considerado como diferencial nas propostas, aquelas que contiverem modelos de negócio para a implementação do produto ou processo desenvolvido orientados às companhias de economia mista, como é o caso específico da SABESP, considerando as legislações e regulações vigentes.

TEMAS DE INTERESSE

1. SISTEMAS INTELIGENTES DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DE ÁGUA

Desenvolvimento de soluções que contribuam com o aprimoramento dos processos relacionados aos sistemas de abastecimento público de água, incluindo gestão, operação e manutenção dos mananciais, captação, tratamento, adução, reservação setorial, distribuição, entrega e medição da água tratada. São exemplos, não exaustivos, de soluções: sistemas de controle, medição e gestão de dados, automação e/ou otimização de processos, visando a melhoria da confiabilidade, eficiência, sustentabilidade, conectividade e segurança de forma integrada e inovadora. A seguir são apresentados alguns exemplos de desafios deste tema:

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA INTELIGENTES – Espera-se o desenvolvimento de soluções que contribuam com o aprimoramento dos processos de tratamento de água de qualquer porte.

OPERAÇÃO INTELIGENTE DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA VISANDO A SEGURANÇA DA QUALIDADE DO PRODUTO – Espera-se o desenvolvimento de soluções operacionais de detecção e monitoramento para o controle da qualidade da água, incluindo além de equipamentos como sensores e medidores inteligentes, dispositivos de mitigação para eventuais problemas de qualidade e/ou modelos otimizadores para gestão dos processos.

PERDAS DE ÁGUA NA ADUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO – Espera-se o desenvolvimento de soluções que abordem:

– Soluções de baixo custo para detecção de fraudes agregando os seguintes benefícios: Garantir à população acesso à água de boa qualidade fornecida pela SABESP, sem risco de contaminação externa das redes de água potável por interferência de outras fontes com qualidade desconhecida; incrementar faturamento e arrecadação; reduzir perdas comerciais de água distribuída (perdas aparentes/não físicas); ter indicadores de cobertura mais precisos, dentre outros;

– Soluções automatizadas de armazenamento, transmissão e análise de dados obtidos à partir dos equipamentos de detecção de perdas - Espera-se a criação de uma plataforma inteligente de apoio à decisão que otimize o processo de investigação de vazamentos composta por banco de dados obtidos em campo e transformados em padrões que associados às informações de obras de reparos de vazamentos constitua uma biblioteca que possibilite a gestão mais efetiva e assertiva.

SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO PARA HIDROMETRIA DE ALTA EFICIÊNCIA – Espera-se com este tema, soluções que utilizem preferencialmente IoT na integração e transmissão dos dados; tenham custos viáveis de implantação; atendam exigências normativas e especificações técnicas; proporcionem gestão, medição e controle de alta eficiência e tenha aplicação para uma grande quantidade de dispositivos como é caracterizado o parque de hidrômetros da Sabesp.

2. SISTEMA E PLATAFORMA DE GESTÃO INTEGRADA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O Sistema Integrado Metropolitano – SIM, abrange a Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, atende aproximadamente 21 milhões de pessoas e é constituído atualmente por oito sistemas produtores de água tratada interligados por um robusto sistema de adução, o Sistema Adutor Metropolitano – SAM.

Os Sistemas Produtores são compostos por mananciais, sistema adutor de água bruta e estações de tratamento de água e o Sistema Adutor Metropolitano é composto por adutoras de água tratada, estações elevatórias e reservatórios setoriais.

Atualmente já existem sistemas de apoio à decisão para a gestão do SIM, porém existe a necessidade de aprimorar e aumentar a integração entre os sistemas.

Espera-se neste tema a criação de soluções dotadas de modelos otimizadores, previsionais, hidroclimatológicos e hidráulicos para apoio à decisão, com previsões de médio e longo prazo, considerando as características físicas do SIM, contendo:

• Dados Pluviométricos;

• Dados Fluviométricos;

• Dados Meteorológicos;

• Dados de Qualidade de Água Bruta;

• Demandas de Consumo nos Reservatórios Setoriais;

• Dentre outros

3. SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO INTELIGENTES

Um dos grandes desafios em sistemas de esgotamento sanitário é dotar as redes coletoras e as Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs inteligentes.

Um ponto muito discutido atualmente na empresa é a aplicação do conceito de Economia Circular em ETE. O intuito é transformar uma ETE, que atualmente é produtora de resíduos, em uma Estação Recuperadora de Recursos, ou seja, transformar o modelo econômico ”extrair, transformar e descartar” para um modelo otimizado, minimizando a geração de resíduos e regenerando sistemas naturais, apoiado por uma transição para fontes de energia renovável.

Na Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, o processo mais utilizado nas grandes estações de tratamento é o de lodos ativados. No Interior do Estado, além de lodos ativados, a Sabesp dispõe de outros tipos de tratamento, como reatores anaeróbios de fluxo ascendente - UASB e sistemas de lagoas de tratamento, entre outros. Já nas regiões litorâneas, as instalações adotam principalmente o método de lodos ativados em batelada ou aeração prolongada e em algumas cidades há emissários submarinos antecedidos por estações de pré-condicionamento.

Espera-se o desenvolvimento de soluções que contribuam com o aprimoramento dos processos de coleta e/ou tratamento de esgotos, sistemas de controle, medição e gestão de dados e/ou automação de processos, visando a melhoria da confiabilidade, eficiência, sustentabilidade, conectividade e segurança de forma integrada e inovadora.


Página atualizada em 28/06/2022 - Publicada em 07/06/2022