Chamadas em Colaboração

Belmont Forum Collaborative Research Action 2022

NOTA: O prazo para para submissão de propostas foi ampliado para até 12 de agosto.


“Integrated Approaches to Human Migration/Mobility in an Era of Rapid Global Change (Migration)”

Orientações para proponentes no estado de São Paulo


Sumário

A FAPESP e outras 12 instituições de fomento internacionais, lançam, no âmbito do Belmont Forum, Chamada sobre o tema: “Integrated Approaches to Human Migration/Mobility in an Era of Rapid Global Change (Migration)”

Data limite para consulta de elegibilidade na FAPESP e submissão da proposta ao Belmont Forum:

12 de agosto de 2022

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa Regular, considerando as excepcionalidades descritas no item 4.4

Duração dos projetos:

De 24 a 36 meses

Elegibilidade:

Proponentes do estado de São Paulo devem ser pesquisadores estabelecidos com um histórico comprovado de participação em projetos internacionais interdisciplinares nos temas abordados na Chamada (item 4.1); é obrigatória a consulta de elegibilidade.

Submissão:

Na data de fechamento da Chamada somente os documentos necessários para análise de elegibilidade devem ser submetidos via SAGe. O pesquisador líder do projeto multinacional deverá encaminhar a Proposta Completa para o Belmont Forum. Pesquisadores elegíveis de São Paulo serão notificados posteriormente quanto ao procedimento de submissão de informações e documentos adicionais através do SAGe.

Contato na FAPESP: Alexandre Roccatto: chamada-bf-migration@fapesp.br

Secretariado da Chamada (“Theme Programme Office”): migrations@belmontforum.org


OS PESQUISADORES DEVEM LER ATENTAMENTE O TEXTO COMPLETO DO BELMONT FORUM PARA A CHAMADA DE PROPOSTAS, QUE INCLUI DETALHES RELACIONADOS À PREPARAÇÃO DA PROPOSTA, SUBMISSÃO, FINANCIAMENTO E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO EM: https://belmontforum.org/cras#migration2022.

1. Introdução

Por meio dessa Chamada de Propostas, o Belmont Forum, em parceria com o Future Earth e a Global Development Network irão financiar, através das agências de fomento participantes, projetos de pesquisa colaborativa de até 3 anos de duração, que busquem avaliar os impactos das mudanças climáticas e ambientais nas sociedades e a capacidade de adaptação que, aliada a outros fatores, pode levar à migração.

Com um orçamento combinado de aproximadamente 10 milhões de euros, esta Chamada é apoiada por diversas agências de fomento internacionais, além de contar com a participação de países das Américas, África e Ásia, por intermédio do IAI (Inter-American Institute for Global Change Research), do Future Earth e da Sida. A lista completa de participantes pode ser encontrada em: https://belmontforum.org/cras#migration2022.

2. Temas Científicos

As propostas de pesquisa e os consórcios devem incluir perspectivas das ciências sociais e humanas, assim como das ciências naturais e físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação. As propostas devem atender pelo menos dois dos três temas a seguir, buscando conexões transversais entre eles:

2.1. Tema 1: Combinar esforços inovadores para sintetizar, integrar e complementar dados e modelos, buscando melhor entender as complexas relações entre os muitos fatores que influenciam a migração/mobilidade e sua relação com as Mudanças Globais;

2.2. Tema 2: Estudos sobre governança integrativa, mecanismos legais e políticas em torno da migração/mobilidade e Mudanças Globais;

2.3. Tema 3: Estudos e integração de dados sobre comunidades vulneráveis em diversos contextos, com perspectivas inclusivas, em particular dos países com economias em transição e grupos mais vulneráveis, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência e indígenas.

Incentiva-se o aproveitamento das redes e sínteses existentes, bem como a criação de novas atividades colaborativas. Recomenda-se o uso de plataformas virtuais e outras abordagens digitais de intercâmbio.

3. Modalidade de Apoio

As propostas devem atender às condições gerais da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (APR) (www.fapesp.br/apr), observando-se as excepcionalidades descritas no item 4.4 desta Chamada.

4. Instruções para os proponentes

4.1. Análise de Elegibilidade

a. Proponentes do estado de São Paulo devem ser pesquisadores bem estabelecidos, com um histórico comprovado de participação em projetos internacionais interdisciplinares , envolvendo as áreas científicas da proposta.

b. Além da condição acima, os proponentes devem atender às normas da modalidade APR.

c. Não é permitido que um pesquisador seja responsável por mais de um auxílio vigente no âmbito do Belmont Forum.

d. É necessário que o pesquisador interessado do estado de São Paulo submeta à FAPESP uma consulta quanto à sua elegibilidade até 12 de agosto de 2022. Espera-se que os resultados sejam comunicados via SAGe em até 20 dias após o envio, o que pode acontecer após a data limite da Chamada. Cabe pedido de reconsideração para uma resposta negativa se encaminhado via SAGe até a data limite de 12 de agosto de 2022.

e. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas apenas através do sistema SAGe, na forma de uma proposta preliminar, contendo as informações descritas abaixo:

e.1. Súmula Curricular do pesquisador proponente no estado de São Paulo (em inglês, conforme modelo disponível em www.fapesp.br/en/6351);

e.2. Título, precedido do acrônimo, e o resumo da proposta conforme apresentados ao Belmont Forum;

e.3. Nome do Pesquisador Líder (“Lead”) do consórcio internacional (“Research Consortium”), listado como “Pesquisador Responsável na Instituição Parceria” na proposta. Não é necessário listar nenhum outro membro das equipes estrangeiras.

e.3.1. Caso o líder seja estrangeiro e ainda não esteja registrado no sistema SAGe, isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe através da opção “Not Registered?”. Todos os campos indicados com asterisco devem ser preenchidos. Após completar esta etapa, o pesquisador receberá um e-mail com um link e instruções para finalizar o cadastro (conforme manual em inglêsUser Registration”).

e.3.2. Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o pesquisador líder deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto (conforme manual em inglês Confirming Participation as a Team Member”).

e.4. Documento adicional de uma página contendo estimativa do orçamento total a ser solicitado à FAPESP, mencionando a inclusão ou não da Bolsa de Pós-Doutorado (cujo valor não precisa ser estimado). Incluir o valor total do orçamento solicitado para cada uma das demais agências participantes do consórcio.

Observação: Os campos de orçamento do SAGe não devem ser preenchidos pelo proponente (o campo “Benefício Complementar” será preenchido automaticamente).

e.5. Interessados que já sejam responsáveis por um Auxílio à Pesquisa Regular vigente ou em análise na FAPESP devem incluir uma justificativa circunstanciada sobre a potencial concomitância dos projetos (documento de uma página).

e.6. Indicar nos campos apropriados do SAGe a duração do projeto e estimativa das horas semanais de dedicação, considerando o valor máximo referencial de 40hs/semana dedicadas especificamente a Auxílios à Pesquisa vigentes simultaneamente na FAPESP. Espera-se, para um APR, um mínimo de 12 horas.

4.2. Submissão das Propostas

a. O pesquisador líder de cada consórcio internacional deverá encaminhar a proposta completa conforme as diretrizes do Belmont Forum (https://belmontforum.org/cras#migration2022) até 12 de agosto de 2022.

b. O pesquisador do estado de São Paulo deverá submeter as informações e documentos para a consulta de elegibilidade (item 4.1) até esta mesma data, 12 de agosto de 2022.

b.1. O caminho para a submissão no SAGe é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + BELMONT FORUM... > + BELMONT FORUM - Projeto de Pesquisa - Regular > Migration - Chamada de Propostas (2022)

Observação: A proposta constará como “Habilitada” após ser corretamente submetida à FAPESP; nota-se, porém, que a elegibilidade do pesquisador estará sob análise.

c. Caso seu consórcio seja habilitado pelo Secretariado da Chamada, o pesquisador proponente do estado de São Paulo receberá uma diligência com instruções sobre como submeter a documentação completa e necessária através do sistema SAGe.

4.3. Condições Gerais sobre a Chamada de Propostas Multinacional

a. Esta Chamada apoiará projetos de até 36 meses de duração, a serem selecionados em etapa única de análise.

b. Espera-se que as solicitações para esta Chamada sejam feitas por meio de consórcios transnacionais de pesquisa, conforme definido na Chamada do Belmont Forum. Somente serão selecionadas propostas que incluam contribuições de pesquisadores apoiados por agências financiadoras participantes de pelo menos 3 nacionalidades distintas.

c. Os projetos devem ser necessariamente transdisciplinares, dados a complexidade e o escopo dos desafios propostos. Sendo assim, os grupos são encorajados a interagir e incluir, na preparação e durante a vigência dos projetos, parceiros do setor privado (por exemplo pequenas e médias empresas), “stakeholders” (legisladores, reguladores, ONGs, organizações civis, etc.) e/ou usuários finais (populações e representantes de comunidades). Assim, espera-se aumentar o impacto, facilitar a transferência de conhecimento e ampliar o alcance dos resultados, promovendo benefícios concretos para a criação dos vínculos esperados.

d. A FAPESP tem a responsabilidade final pelas decisões relativas às recomendações de financiamento para as propostas selecionadas e confirmará quaisquer restrições orçamentárias aos projetos apresentados, antes da decisão final sobre a concessão das propostas e após o procedimento de análise descrito no texto principal da Chamada de Propostas (https://bfgo.org/).

4.4. Condições dos Auxílios a serem submetidos à FAPESP e excepcionalidades em relação à norma do Auxílio à Pesquisa Regular

a. Um pesquisador interessado só poderá estar inscrito em uma única proposta a ser submetida à FAPESP, como pesquisador líder do consórcio ou como participante (“co-applicant”).

b. O orçamento total destinado pela FAPESP para esta Chamada é equivalente a € 350.000 (trezentos e cinquenta mil euros). A FAPESP financiará o parceiro do estado de São Paulo participante de uma proposta colaborativa bem-sucedida.

c. O valor orçamentário máximo permitido é de R$ 70.000,00 por ano incluindo os valores aplicáveis de Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto e Benefícios Complementares (www.fapesp.br/rt). Este valor máximo permitido não inclui o valor da eventual Bolsa de Pós-Doutorado (ver 4.4.c.1, abaixo).

c.1. Poderá ser solicitada, como item orçamentário, 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutorado somente se o proponente, que será o supervisor, atender aos critérios explicitados em www.fapesp.br/270#3.6.

c.2. A Bolsa de Pós-Doutorado será implementada conforme as normas descritas em www.fapesp.br/dc/in14.

c.3. Para missões de pesquisa de média e longa duração (entre 1 e 12 meses), observe-se que o bolsista de pós-doutorado financiado pela FAPESP tem a possibilidade de submeter uma proposta de Bolsa BEPE (Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior).

d. Não são permitidas Bolsas de Treinamento Técnico nem de Participação em Curso.

e. Despesas de Material Permanente estão limitadas a computadores pessoais e notebooks destinados ao Pesquisador Responsável e ao bolsista de pós-doutorado financiado no âmbito do projeto (caso haja).

f. Nesta Chamada de Propostas não serão financiáveis aquisições de licenças de software.

g. O orçamento deve prever participações em reuniões de intercâmbio para os pesquisadores do grupo paulista, incluindo eventos de “kick-off”, intermediário e final, organizados pelo Secretariado da Chamada, em que participam todos os consórcios contemplados.

5. Cronograma

Lançamento da Chamada pela FAPESP

15 de junho de 2022

Data final para a consulta de elegibilidade à FAPESP

12 de agosto de 2022

Data final para a submissão de propostas ao Belmont Forum

12 de agosto de 2022

Divulgação dos resultados

Final de 2022

Início dos projetos concedidos

Início de 2021

6. Informações adicionais

a. Contato na FAPESP (somente para pesquisadores interessados do estado de São Paulo) – Alexandre Roccatto, Coordenador de Programas Científicos (Diretoria Científica - FAPESP): chamada-bf-migration@fapesp.br

b. Secretariado da Chamada: Para informações gerais sobre a Chamada: através do TPO (Theme Programme Office): migrations@belmontforum.org

c. O Belmont Forum disponibiliza o Migration Hub, plataforma para interação entre pesquisadores e instituições interessados: https://hubs.belmontforum.org/migration-hub.


Página atualizada em 01/08/2022 - Publicada em 15/06/2022