Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute novos materiais para a saúde

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação apresentará nesta segunda-feira (27/06) quatro pesquisas para o desenvolvimento de novos materiais para uso na área da saúde. Lesões no joelho tratadas com membranas produzidas a partir de células tronco, produção de fígado em laboratório, reconstrução de tecidos biomiméticos e reparo cirúrgico com selante de fibrina e seus efeitos em lesão medular são trabalhos considerados promissores. Pesquisadores envolvidos falarão sobre os resultados preliminares e encaminhamentos futuros das novas técnicas.

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados. O evento será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube e poderá ser acompanhado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=YtJnHyvXPHk.

A artrose é considerada pela Organização Mundial da Saúde um problema de saúde pública por conta do envelhecimento da população e porque não existe cura para essa doença incapacitante. “Existe um grande esforço internacional para se desenvolver novos tratamentos que possam reduzir a dor e devolver função a esses pacientes”, diz o pesquisador Tiago Lazzaretti, ortopedista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele apresentará os últimos resultados na área e o que falta para que essas pesquisas sejam aplicadas no dia a dia dos pacientes.

A pesquisadora Ana Millás contará a trajetória da 3D Biotechnology Solutions – 3DBS, startup apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP. A empresa desenvolve equipamentos de biofabricação e modelos in vitro de pele bioimpressa, organoides (miniórgãos) e scaffolds customizados. Os scaffolds são suportes nos quais as células podem ser cultivadas com o objetivo de construir um tecido in vitro. “As atividades de P&D da 3DBS estão voltadas para a expansão do portfólio de tecidos biofabricados, atendendo os segmentos de alimentos, cosméticos e farmacêutico, rumo ao desenvolvimento de terapias avançadas."

Pesquisador do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, Kayque Alves Telles Silva trará detalhes sobre as novas técnicas de reconstituição tecidual e recuperação metabólica do fígado. A única opção terapêutica para a remediação de doenças hepáticas severas é a realização de transplante parcial ou total do fígado. “Mas a engenharia tecidual hepática, aliada à tecnologia de células tronco pluripotentes induzidas, constitui uma alternativa para os procedimentos terapêuticos tradicionais”, diz.

Os efeitos selantes da fibrina, uma cola biológica, em lesões medulares e no nervo serão apresentados pela pesquisadora Paula Kempe. Ela participou do trabalho realizado no Laboratório de Regeneração Nervosa do Instituto de Biologia da UNICAMP em parceria com o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP). O estudo também analisou os processos degenerativos e regenerativos obtidos pela combinação terapêutica farmacológica, cirúrgica e de terapia celular.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – Novos Materiais para a Saúde

Data: 27/6
Horário: 14h30 às 17h
Transmissão –
https://www.youtube.com/watch?v=YtJnHyvXPHk

Inscrições: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=8505

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 24/06/2022 - Publicada em 24/06/2022