Notícias

Estágios na França - Convênio com ENS

Estágios na França - Convênio com ENS Estão abertas até 10/5 as inscrições para estágios de pesquisa na ENS, conforme previsto no acordo com a FAPESP

Estão abertas até 10 de maio as inscrições de candidatos para estágios de pesquisa na École Normale Supérieure de Paris (ENS), conforme previsto no acordo firmado pela instituição francesa e a FAPESP (veja abaixo).

Os estágios deverão ser feitos entre setembro de 2004 e junho de 2005. Os candidatos devem ser estudantes de programas de doutoramento do Estado de São Paulo, numa das áreas de pesquisa existentes na ENS - a lista de áreas pode ser consultada no endereço www.ens.fr/departements.

Aos candidatos aprovados, a ENS oferecerá: alojamento; apoio administrativo (referente às formalidades para instalação na França); acesso a cursos, seminários, bibliotecas e laboratórios; co-tutela para orientação de tese ou tutoria individual. Além disso, os doutorandos poderão se beneficiar dos acordos de cooperação mantidos pela ENS com universidades ou grupos de pesquisa, franceses ou não.

Os demais custos de manutenção do estudante na França deverão ser cobertos com recursos de agências de fomento brasileiras - recursos da Reserva Técnica, no caso de bolsista de doutoramento da FAPESP; bolsas-sanduíche de agências federais, nos demais casos.

Para mais informações e inscrições, que deverão ser enviadas exclusivamente por meio eletrônico, clique aqui.


 


Página atualizada em 05/01/2011 - Publicada em 29/03/2004