Eventos

13ª Conferência FAPESP 60 anos: Pobreza e Desigualdade

A desigualdade econômica é um dos grandes desafios nas sociedades contemporâneas. Em que medida o crescimento econômico produz redução da desigualdade? Em que medida o crescimento econômico é comprometido pela desigualdade? A democracia é um caminho para a redução da desigualdade?

Esta conferência contará com a contribuição de dois especialistas que examinarão a trajetória recente da China e do Brasil e discutirão políticas públicas que afetam a trajetória da desigualdade econômica.

Abertura
Ronaldo Aloise Pilli - Vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP

Moderador
Marta Arretche - Coordenação Adjunta, Ciências Humanas e Sociais da FAPESP / Departamento de Ciência Política (USP)

Conferencistas

Martin Ravallion*, ocupa atualmente a Cátedra Edmond D. Villani de Economia na Universidade de Georgetown.
Foi diretor do departamento de pesquisa do Banco Mundial e presidente da Sociedade para o Estudo da Desigualdade Econômica. Ganhou o Prêmio John Kenneth Galbraith e o Prêmio Fronteiras
do Conhecimento da Fundação BBVA da Espanha, entre outros. Possui doutorado em economia pela London School of Economics e doutorado honorário da Universidade de Friburgo.
* a apresentação será em inglês

Marcelo Medeiros, é especialista em desigualdade social, com formação em Economia e Sociologia, Atualmente é professor visitante na Columbia University.
Foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Centro Internacional da Pobreza – PNUD, professor da Universidade de Brasília e na UNSAM, Buenos Aires. Foi professor na Universidade de Princeton, pesquisador visitante na Yale Law School, University of California, Sophia University, CNRS – Cermes3, Institute for Human Development, Indira Ghandi Institute e CSC – Cambridge Universidade.

INSCRIÇÕES

Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br

As perguntas serão respondidas durante o evento.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos on-line.

Acompanhe a agenda de celebração dos 60 anos da FAPESP: https://60anos.fapesp.br


Página atualizada em 28/07/2022 - Publicada em 27/07/2022