Chamadas de Propostas

Chamada FAPESP – CONFAP – CNPq – European Research Council (ERC) 2022

Nota de alteração do item 7. CRONOGRAMA: A data-limite para submissão de propostas foi postergada para 12 de janeiro de 2023.


Diretrizes para pesquisadores do estado de São Paulo


Modalidade de Apoio FAPESP: Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)
Data limite para submissão de proposta: 12/01/2023
Duração máxima dos projetos: 12 meses
Submissão:
Para FAPESP: https://fapesp.br/sage
e para CONFAP: https://sistema.confap.org.br/
Contatos: confap.erc.ia@gmail.com e chamada-erc@fapesp.br



1. Finalidade

Esta chamada convida pesquisadores do estado de São Paulo a buscar colaborações de pesquisa com pesquisadores já apoiados por subsídios do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

A Agência Executiva do ERC (ERCEA) fornece uma lista de Pesquisadores Principais financiados pelo ERC interessados em receber pesquisadores brasileiros nas suas equipes de pesquisa.

Os interessados deverão seguir as orientações do ERC, disponíveis na chamada completa em https://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2022/09/CHAMADA-ERC-CONFAP-CNPq_2022.pdf e também as orientações descritas a seguir.

2. A quem se destina

Para serem elegíveis à possiblidade de financiamento por parte da FAPESP, candidatos(as) vinculados(as) a Instituição de ensino e/ou pesquisa no estado de São Paulo devem atender aos critérios de elegibilidade e demais normas da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) – www.fapesp.br/bolsas/bpe.

A BPE destina-se à realização de atividades de pesquisa em Instituição no exterior por até 12 meses consecutivos, improrrogáveis.

3. Manifestação de interesse

Pesquisadores que desejarem integrar equipes de projetos financiados pelo ERC deverão manifestar interesse registrando-se no portal online https://sistema.confap.org.br/register e preenchendo as informações solicitadas.

O acesso à lista do ERC não é automático e somente após análise do CONFAP será liberado para acesso às informações, como a descrição dos projetos financiados pelo ERC e respectivos contatos.

Caberá ao pesquisador do estado de São Paulo contatar o pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC para verificar a possibilidade de se juntar à equipe de pesquisa, bem como definir conjuntamente um Plano de Trabalho e condições relacionadas.

4. Submissão da proposta

Tendo estabelecido as condições do estágio de pesquisa, o pesquisador do estado de São Paulo deve enviar sua proposta ao CONFAP e também à FAPESP.

O item “6. ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS” da chamada completa, disponível em https://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2022/09/CHAMADA-ERC-CONFAP-CNPq_2022.pdf, orienta quanto à submissão da proposta ao CONFAP - https://sistema.confap.org.br/: selecionar o link da chamada.

Na FAPESP deverão ser seguidas as orientações descritas na seção “7) Formato para apresentação de propostas” - www.fapesp.br/bolsas/bpe para submissão por meio do sistema SAGe - www.fapesp.br/sage: selecionar Nova Proposta Inicial > Programas Regulares > Bolsas > No Exterior > Bolsa de Pesquisa - Exterior.

5. Itens financiáveis

A FAPESP considerará os itens financiáveis previstos para a modalidade BPE, conforme descrito na seção “2) Componentes da Bolsa” - www.fapesp.br/bolsas/bpe.

O recebimento de financiamento da FAPESP requer o cumprimento de todas as demais normas da modalidade BPE e está condicionado à assinatura do Termo de Outorga a ser emitido pela Fundação, em observância aos seus procedimentos administrativos usuais.

6. Sistemática de análise

A avaliação das propostas submetidas à FAPESP será conduzida conforme descrito na seção “10) Análise das solicitações” - www.fapesp.br/bolsas/bpe.

7. Cronograma

Anúncio da Chamada

29 de setembro de 2022

Data-limite para submissão de propostas

12 de janeiro de 2023

8. Contatos: confap.erc.ia@gmail.com e chamada-erc@fapesp.br


Página atualizada em 13/12/2022 - Publicada em 30/09/2022