Releases

CICLO ILP-FAPESP discute ambientes de inovação nos municípios

O Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação apresentará nesta segunda-feira, dia 24, projetos de pesquisa e de políticas públicas que favorecem a criação de ambientes de inovação nos municípios. Estarão em discussão particularidades de quatro modelos que convergem para essa mesma temática. Todos eles trabalham com criação de polos de tecnologia, distritos de inovação, parques tecnológicos e incubadoras de empresas, cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que são instalados.

O ciclo é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados. O evento será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube e poderá ser acompanhado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=ex03QpTjriE

Newton Frateschi, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, detalhará o que foi necessário fazer e os resultados obtidos no ecossistema de inovação de Campinas. A sua apresentação apontará as ações estruturantes, de regionalização, pertencimento e de transformação digital que confluíram para o desenvolvimento urbano inteligente. Merecerão destaque as propostas de ações futuras pelo poder público para atração de talentos, interação entre startups e instituições de ciência e tecnologia e inovação.

O ecossistema local de inovação para a reindustrialização do Brasil será o tema de José Eduardo Fiates, diretor da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e pesquisador da área de inovação. Ele fará uma exposição do percurso da evolução recente da economia brasileira e como ela se vincula à temática da inovação e do desenvolvimento industrial. Na sequência, apresentará um modelo de ecossistema e seu impacto para a economia e para a indústria. “Também faremos reflexões e provocações sobre caminhos, estratégias e escolhas a serem feitas para o Brasil e as regiões evoluírem na direção de experiências bem-sucedidas no âmbito mundial”, diz.

O professor Heraldo Ourem apresentará a trajetória do Porto Digital, parque tecnológico pernambucano que atua nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e futuro das cidades. Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital, ele contará como foi implementado o modelo de tripla hélice de interação entre governo, academia e empresas e como se deu a evolução dos negócios. “Com uma territorialidade singular entre os ambientes de inovação, ele representa a nova economia do Estado de Pernambuco”, diz.

Vera Monteiro, professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, falará do projeto

de implantação de um distrito de inovação na zona oeste da capital paulista, próximo ao campus da USP. A proposta contempla o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI SP) já em fase adiantada de estruturação. O objetivo é atrair investimento privado e público para o desenvolvimento de negócios inovadores e da economia criativa. Detalhes do projeto podem ser conhecidos na plataforma digital de parcerias do Governo do Estado de São Paulo: http://www.parcerias.sp.gov.br/Parcerias/Projetos/Detalhes/165.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – Inovação nos Municípios

Data: 24/10/2022

Horário: das 15 às 17h15

Transmissão https://www.youtube.com/watch?v=ex03QpTjriE

Inscrição: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=8745

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 21/10/2022 - Publicada em 21/10/2022