Releases

Ciclo ILP-FAPESP discute a Iniciativa Amazônia+10

O último evento do ano do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação apresentará na segunda-feira, dia 21/11, a Iniciativa Amazônia+10. Ela tem por objetivo mobilizar pesquisadores de todo o Brasil para estudar e apresentar soluções que contemplem o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Criar alternativas pensadas a partir da floresta em pé, por intermédio de pesquisa orientada a missão, é um desafio para a comunidade científica do Brasil e do mundo.

O ciclo é uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados. O evento será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube e poderá ser acompanhado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=Y-RDLpo8dGU.

Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e conselheira da FAPESP, trará seus conhecimentos sobre o papel das florestas tropicais na mitigação das mudanças do clima e fará uma apresentação atualizada sobre os principais desafios para a Amazônia. Krug, que participou da COP 27, entende que a discussão é ampla e envolve questões relacionadas também à adaptação e às vulnerabilidades da região e seus impactos.

A pesquisadora Simone Aparecida Vieira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), da Unicamp, detalhará o papel da FAPESP no apoio à pesquisa desenvolvida na Amazônia, apresentando as principais informações sobre diversidade e funcionamento da floresta tropical e como ela tem respondido às mudanças do clima. “Destacarei ainda a importância desse conhecimento para além da comunidade científica”, diz.

Os outros dois participantes mostrarão como a Iniciativa Amazônia+10 funcionará na prática. “A Iniciativa Amazônia+10 é uma demonstração de força e de capacidade de articulação das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Ao entender a importância do tema, a maioria das fundações se prontificou a apoiar financeiramente projetos de pesquisa que abordam temas relevantes para a Amazônia”, diz Odir Antônio Dellagostin, presidente do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). “Assumimos o protagonismo dessa ação e, dentro de pouco tempo, estaremos colhendo os frutos desta iniciativa”. Marcel Botelho, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA), mostrará como a pesquisa e inovação contribuem para o desenvolvimento da Amazônia.

O primeiro edital do Amazônia+10, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17/11), oferece financiamento para 39 projetos de pesquisa orientada por três grandes eixos temáticos: território, povos da Amazônia e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis. Cada proposta de pesquisa conta com a participação de pesquisadores de pelo menos três Estados que fazem parte da iniciativa.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação – Iniciativa Amazônia+10

Data: 21/11/2022

Horário: das 15 às 17h15

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Y-RDLpo8dGU

Inscrição: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=8845

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 02/12/2022 - Publicada em 02/12/2022