Chamadas de Propostas

Chamada Fixação de Jovens Doutores - Perguntas frequentes


Pergunta: Caso o candidato tenha usufruído de Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP por até 48 meses, está impedido de ser candidato à Bolsa JFD?
Resposta: Não.


Pergunta: Quando deverá ser previsto o início das atividades do bolsista?
Resposta: Conforme orientação do edital quanto ao início dos projetos aprovados em 01 de julho de 2024, a submissão da proposta de bolsa como item orçamentário deve prever o imediato início do bolsista, considerando os trâmites de contratação do CNPq e da FAPESP.


Pergunta: Tenho a defesa de doutorado agendada. Posso ser indicado como bolsista em uma proposta de auxílio FJD?
Resposta: Neste edital o Certificado de conclusão do doutorado do bolsista é obrigatório no momento da contratação da bolsa.


Pergunta: Tenho um auxílio vigente que se encerra antes do fim da proposta FJD, posso pedir prorrogação para participar da chamada?
Resposta: Caso o Pesquisador Responsável avalie que tenha justificativa, solicitações de prorrogação do auxílio vigente devem ser solicitadas segundo a Norma para alterações de vigência de Auxílios e Bolsas – fapesp.br/5390, considerando antecedência suficiente para análise da FAPESP antes da submissão da proposta FJD.


Pergunta: Como o bolsista deve constar no auxílio FJD?
Resposta: Na proposta de auxílio o Pesquisador Responsável é o Beneficiário e também o Supervisor. O candidato à bolsa deve ser indicado como Bolsista na equipe ‘Pessoas Envolvidas’.


Pergunta: Não consigo incluir no orçamento a solicitação da Bolsa FJD por 24 meses. Como proceder?
Resposta: Apenas a quota de 12 meses deve ser solicitada na proposta. No momento da submissão do Relatório Científico do Auxílio, deverá ser submetida a solicitação para concessão da nova quota de Bolsa de FJD por 12 meses, através da submissão de solicitação de mudança do tipo “Alteração de Orçamento” no processo do Auxílio no SAGe.


Pergunta: Gostaria de ser indicado como bolsista em uma proposta, mas não sei como encontrar um Supervisor que seja Pesquisador Responsável por auxílio vigente em modalidade considerada elegível (item 2 da chamada). A FAPESP tem alguma ferramenta que possa ajudar?
Resposta: A Biblioteca Virtual (www.bv.fapesp.br) inclui o banco de dados da FAPESP de auxílios e bolsas de pesquisa concedidos. Nela, você pode buscar informações sobre auxílios e bolsas financiados pela FAPESP, incluindo resumos, bem como o nome dos pesquisadores participantes e suas instituições. A Biblioteca Virtual inclui uma interface que permite entrar em contato com os pesquisadores financiados pela FAPESP por meio do envio de uma mensagem.


Pergunta: Posso submeter uma proposta de bolsa PD FAPESP e ser indicado como bolsista em uma proposta de auxílio FJD ao mesmo tempo?
Resposta: Não há impedimento, entretanto ambas não podem ser concedidas em concomitância. Portanto, a aprovação de uma solicitação implicará no cancelamento da outra solicitação que ainda estiver em análise.




Página atualizada em 15/01/2024 - Publicada em 16/01/2023