Notícias

FAPESP seleciona pesquisadores para mapeamento do céu visível

Chamada selecionará cinco equipes para colaborar por três anos em levantamento astronômico no Observatório Vera Rubin, no Chile


A FAPESP lança uma chamada de propostas para preencher cinco vagas de pesquisador responsável para trabalhar no Observatório Vera Rubin, telescópio refletor no norte do Chile com o objetivo de mapear todo o céu visível, previsto para entrar em funcionamento em 2023.

A FAPESP é instituição participante do Observatório Vera Rubin e da colaboração internacional organizada para explorar os dados do Legacy Survey of Space and Time (LSST), como é chamado o levantamento astronômico a cargo do telescópio.

As organizações viabilizam cooperação científica com equipes de outros países trabalhando em projetos do LSST e garantem aos pesquisadores vinculados acesso total a dados e produtos do LSST.

Com a chamada, a FAPESP pretende colaborar com o avanço qualitativo de projetos de pesquisa no estado de São Paulo que empreguem dados observacionais ou simulações envolvendo o LSST. Também se constitui em uma oportunidade para promover treinamento de pós-graduandos e pós-doutores no uso de ferramentas e dados e para contribuir com sua inserção no cenário internacional.

Podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo e que coordenem um auxílio FAPESP vigente.

Cada proposta deverá ser composta por um pesquisador responsável e outros quatro jovens participantes associados, que devem ser beneficiários de bolsa de pós-doutorado vigente financiada pela FAPESP, ou então por outra agência vinculada a instituição paulista.

Proponentes devem consultar a FAPESP quanto à sua elegibilidade pelo e-mail da chamada (chamada-lsst@fapesp.br) até 15 de março.

A FAPESP financiará os projetos de acordo com as condições e normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Excepcionalmente para esta chamada, o prazo de duração do projeto e das bolsas de pós-doutorado a si apensadas será de 36 meses.

Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas. A consulta de elegibilidade será respondida em 15 dias. Em caso de deferimento, o proponente receberá carta de elegibilidade que deverá ser anexada no ato da submissão da proposta completa. Submissões serão aceitas por meio do sistema SAGe até 23 de abril.

A chamada está disponível em: https://fapesp.br/15889.


Página atualizada em 28/02/2023 - Publicada em 28/02/2023