Releases

Especialistas debatem potenciais usos e limites do ChatGPT

O primeiro evento online do ano do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação 2023 que ocorre na segunda-feira, dia 27/03, pretende propor caminhos para avaliação crítica do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial que vem gerando impacto em nível global. O sistema capaz de criar textos realistas a partir das informações disponíveis na internet tem chamado a atenção não apenas pela sua capacidade de articular palavras e frases de maneira coerente, mas também pelos erros e inverdades que produz. As facilidades e os riscos que a ferramenta conversacional oferece justificam o interesse da comunidade científica e a mobilização dos mais diversos setores da sociedade.

Para debater as questões de fundo que envolvem essa tecnologia, o evento realizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) contará com a participação dos cientistas Dora Kaufman (PUC-SP), João Paulo Papa (UNESP) e Marcelo Finger (USP) e de Frederico Bortolato, diretor do departamento de Inovação e Tecnologia da Informação da ALESP. Carlos Américo Pacheco, presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, será o moderador do debate.

O tema ética e regulação abrirá o encontro. Dora Kaufman, do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC de São Paulo e pesquisadora dos impactos sociais e éticos da inteligência artificial, tem olhado com atenção para como outros países estão se movendo e defende a urgência de criar critérios de governança e diretrizes nessa área por uma razão óbvia. “A diferença [do ChatGPT] em relação aos modelos de IA preditiva é que a interface é fácil, simples e multifuncional. Por isso, foi adotado em larga escala por usuários leigos de imediato”. Frederico Bortolato, da ALESP, pretende contribuir abordando questões éticas e implicações políticas do uso da inteligência artificial.

O segundo bloco será sobre os limites da tecnologia. Há uma grande preocupação sobre o quanto ela contribuirá para o aumento da desinformação e as consequências disso para a sociedade. Pontos sensíveis também são detectados nos usos inadequados da ferramenta, além da produção de textos falsos ou com erros no seu conteúdo.

Marcelo Finger, professor titular da USP e pesquisador principal do Centro de Inteligência Artificial (C4AI), apoiado pela FAPESP, onde coordena o grupo NLP2 de processamento de linguagem natural em português, destaca que o ChatGPT opera pelo reconhecimento estatístico de um padrão e que essa condição lhe dá mais poder do que se pode imaginar. O sistema não tem compromisso com a verdade e padece de “alucinações” em decorrência de um problema estatístico que conduz ao erro. Mas ele ressalta que a inteligência está, na maior parte das vezes, nos olhos do observador. “Atribuir a um programa propriedades que ele não possui é uma das fontes de seu mau uso. A exploração de bons usos de uma nova tecnologia deve evitar problemas já conhecidos”.

O professor associado no Departamento de Computação da UNESP-Bauru e pesquisador colaborador no Departamento de Computação da UFSCar João Paulo Papa diz que é evidente que o ChatGPT foi um grande avanço tecnológico. “Mas cabe, ainda, às pessoas decidirem o que é verdade e o que não é”.

O futuro da tecnologia será tema do terceiro bloco. Mesmo que ainda seja impossível prever o impacto do uso dos chatbots na vida cultural e política dos países, já se anunciam investimentos que vão levar ao desenvolvimento dessa tecnologia e que estimularão o seu uso por empresas, governos e pelas pessoas individualmente. Novos negócios, produtos e serviços que deles serão derivados também começam a ser anunciados por startups.

O evento é dirigido à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados. Ele será transmitido pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube.

Evento: Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação: Inteligência Artificial: ChatGPT, colaboração ou ameaça?

Data: 27/03/2023

Horário: das 15 às 17h15

Transmissão: https://youtube.com/live/djlowF9xiPs?feature=share

Inscrição: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br
Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 11 96639-2552


Página atualizada em 24/03/2023 - Publicada em 24/03/2023