Chamadas em Colaboração

Chamada de Propostas FAPESP-NFRF (New Frontiers in Research Fund – Canadá)

Iniciativa de colaboração internacional para pesquisa em adaptação e mitigação das Mudanças Climáticas (IIRCC)

Orientação para pesquisadores(as) do estado de São Paulo

Sumário

Data limite para envio do Aviso de Interesse (“NOI”, somente ao NFRF):

2 de maio de 2023

Data limite para consulta de elegibilidade na FAPESP:

2 de junho de 2023

Período de submissão de propostas ao NFRF e à FAPESP:

De 7 de maio de 2023 a 12 de setembro de 2023

Modalidade de Apoio:

Auxílio à Pesquisa - Regular (APR) e Projeto Temático, com as excepcionalidades descritas abaixo

Duração máxima do projeto:

Até 36 meses, tanto para APR quanto para Projeto Temático

Elegibilidade:

Conforme critérios disponíveis na modalidade de apoio escolhida

Submissão:

A proposta conjunta deve ser submetida pelo líder do consórcio multinacional através do “Convergence Portal” do NFRF e pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP via SAGe

Contato:

chamada-nfrf@fapesp.br (FAPESP) e NFRF-FNFR@chairs-chaires.gc.ca (NFRF)

As diretrizes para elaboração e envio de propostas por pesquisadores do estado de São Paulo à FAPESP estão disponíveis abaixo. É importante que os pesquisadores consultem a Chamada completa na página do NFRF, disponível em 2023 International Joint Initiative for Research in Climate Change Adaptation and Mitigation.

1. Escopo

1.1 A Iniciativa Conjunta Internacional para Pesquisa em Adaptação e Mitigação de Mudanças Climáticas de 2023 é uma colaboração entre financiadores de pesquisa do Brasil, Canadá, Alemanha, Noruega, África do Sul, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos que busca alavancar a experiência internacional para enfrentar os desafios globais causados pelas mudanças climáticas. A mudança climática foi reconhecida como a ameaça mais importante para o futuro bem-estar e prosperidade do nosso planeta e de todos os que o habitam.

1.2 O Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas (ONU) destaca que mudanças sem precedentes no clima da Terra estão sendo observadas em todas as regiões, impactando todos os ecossistemas e sociedades, e continuarão a se intensificar com o aquecimento. Além de causar perda significativa de biodiversidade, mudanças nos ecossistemas relacionadas ao clima afetam a segurança alimentar e hídrica e aumentam a incidência de doenças e desastres naturais, que, por sua vez, aumentam os conflitos humanos, deslocamentos e impactos na saúde, incluindo a perda de vidas.

1.3 A FAPESP aderiu a este grupo multinacional entendendo que a Chamada busca ainda fortalecer as conexões entre pesquisa, governança e comunidades, para garantir que a pesquisa financiada seja transformadora e impactante. Essa abordagem garante que os projetos também desenvolvam estratégias relacionadas à política, comunicação e envolvimento da comunidade, para incentivar a aceitação e apoio desta às mudanças comportamentais necessárias para a sua implementação. A Chamada se fundamenta em questões centrais da produção e consumo diante de pressões cada vez maiores sobre recursos naturais. Os padrões atuais de desenvolvimento global se baseiam na extração contínua de recursos naturais, originando questões sociais e ambientais relacionadas à exploração desses recursos e a esta perspectiva econômica, que em vários aspectos não são sustentáveis.

2. Temas a serem abordados

2.1 Os relatórios da Sexta Avaliação do IPCC identificam mais de 130 riscos que podem se tornar graves, levando em consideração riscos climáticos, exposição e vulnerabilidade. Os relatórios agruparam esses riscos em oito representativos. As múltiplas conexões entre os riscos representativos destacam o potencial de amplificação dos impactos das mudanças climáticas. A interconexão também enfatiza a importância de considerar o contexto mais amplo para prevenir uma adaptação inadequada, tal como a implementação de uma estratégia de adaptação e/ou mitigação em um local levando à exacerbação de outros riscos ou riscos em outras regiões.

2.2 Portanto, para incentivar a pesquisa em estratégias abrangentes, os projetos devem abordar diretamente pelo menos dois dos riscos representativos listados abaixo:

2.2.1 Riscos para os sistemas socioecológicos costeiros de baixa altitude

2.2.2 Riscos para os ecossistemas terrestres e oceânicos

2.2.3 Riscos associados a infraestrutura física, redes e serviços críticos

2.2.4 Riscos à qualidade de vida

2.2.5 Riscos à saúde humana

2.2.6 Riscos à segurança alimentar

2.2.7 Riscos à segurança hídrica

2.2.8 Riscos à paz e à mobilidade humana

2.3 Descrições mais detalhadas dos temas podem ser encontradas na Chamada completa, disponível em 2023 International Joint Initiative for Research in Climate Change Adaptation and Mitigation

3. Financiamento

3.1 Os custos previstos pela equipe de pesquisa sediada no estado de São Paulo serão cobertos pela FAPESP. O orçamento solicitado à FAPESP deve ser elaborado com base nas normas relacionadas à modalidade de apoio escolhida: Auxílio à Pesquisa Regular (APR) ou Projeto Temático.

3.2 Para a modalidade APR, além dos itens financiáveis usuais, os proponentes poderão solicitar uma Bolsa de Pós-Doutorado (PD). A implementação da Bolsa PD deve atender à norma descrita em www.fapesp.br/dc/in14 e aos requisitos descritos em https://fapesp.br/bolsas/pd com especial atenção ao item 6.2.

3.3 Para a modalidade APR, a solicitação de até uma Bolsa de Treinamento Técnico Nível 5 (TT-5) não implicará, devido a seu alto custo, no cálculo do limite orçamentário, desde que não seja solicitada a Bolsa PD (ver item acima).

3.3 O limite orçamentário para um APR é proporcional a R$ 150 mil por ano de vigência.

3.3.1 O custo da Bolsa PD ou de até uma Bolsa TT-5 fica excluído do cálculo do valor total para a observação do limite indicado acima.

3.4 Os proponentes não precisam solicitar os mesmos valores às demais agências. A diferença nos orçamentos deve refletir os itens cobertos por cada agência e preços locais. Espera-se que as propostas apresentem uma parceria equilibrada não especificamente em termos monetários, mas em esforços equivalentes de pesquisa de cada uma das equipes.

4. Modalidade de Apoio na FAPESP

4.1 As modalidades de apoio para essa oportunidade na FAPESP serão Auxílio à Pesquisa Regular (fapesp.br/apr) ou Projeto Temático (fapesp.br/tematico), e seguirão as regras da modalidade escolhida pelo requerente, com excepcionalidade de duração (até 36 meses para ambas as modalidades) e limite orçamentário para um APR (conforme descrito no item 3 acima).

4.1.1 Será permitida uma extensão de até 12 meses, sem custo adicional, em circunstâncias excepcionais.

4.2 Esta Chamada permite a pesquisadores responsáveis ou pesquisadores principais em um Auxílio a Pesquisa Regular ou em um Auxílio Projeto Temático vigente solicitar um Auxílio na mesma modalidade, desde que o auxílio vigente já não seja em colaboração com cofinanciamento por agência de outro país. No caso de Projetos Temáticos, a concomitância de projetos deverá ser justificada na consulta de elegibilidade (item 5 abaixo), observadas as horas de dedicação do pesquisador responsável e pesquisador principal já informadas em outros projetos (permite-se um máximo agregado de 40hs semanais).

5. Elegibilidade para submissão de propostas

5.1 O pesquisador responsável do estado de São Paulo deve consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade antes da submissão da Proposta Completa à NFRF e à FAPESP, porém não necessariamente antes do envio da NOI (ver item 7.1).

5.1.1 O proponente considerado elegível receberá da FAPESP uma Carta de Elegibilidade, que deverá ser anexada quando da submissão da Proposta Completa no SAGe. A Carta de Elegibilidade emitida em resposta a esta consulta é válida somente para esta Chamada de Propostas.

5.2 As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente por e-mail (chamada-NFRF@fapesp.br) incluindo somente:

5.2.1 As seguintes informações, anotadas no corpo da mensagem:

a) Título e resumo do projeto (em português ou inglês), indicando a duração em meses da proposta a ser submetida;

b) Tempo estimado a ser dedicado ao projeto pelo pesquisador responsável do estado de São Paulo (horas/semana). Espera-se um mínimo de 12hs para APR e de 20hs para Projeto Temático;

c) Indicar somente o valor total em reais da expectativa de orçamento a ser solicitado à FAPESP somando todos os itens financiáveis para a modalidade escolhida incluindo Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares;

d) No caso de APR, indicar se será solicitada uma Bolsa PD ou uma Bolsa TT-5 além do limite orçamentário. Não é necessário calcular este custo;

e) Caso haja Auxílios à Pesquisa vigentes ou em análise na FAPESP, listar todos justificando a potencial simultaneidade (ver item 4.2 acima);

f) Listar os nomes, instituições e a agência parceira que financiará cada um dos pesquisadores responsáveis no exterior.

g) No caso de Projeto Temático, listar os nomes e instituições dos pesquisadores principais no estado de São Paulo.

5.2.2 Anexar a súmula curricular do pesquisador proponente do estado de São Paulo, em inglês no formato PDF (conforme descrito em https://fapesp.br/en/6351).

5.2.3 No caso de Projeto Temático, anexar as súmulas curriculares dos pesquisadores principais no estado de São Paulo, caso haja (em inglês no formato PDF, conforme descrito em https://fapesp.br/en/6351).

5.2.4 Não será considerado nenhum documento ou informação além dos listados acima.

5.3 As consultas de elegibilidade serão respondidas dentro de um período de até 20 dias úteis após a envio da solicitação de análise à FAPESP devendo-se considerar o cronograma da chamada (item 11).

5.4 Até um pedido de reconsideração para esse resultado pode ser encaminhado via e-mail, incluindo uma justificativa. Mantém-se o prazo de 20 dias para resposta.

6. Submissão da Proposta Completa à FAPESP

6.1 O pesquisador responsável considerado elegível para a Chamada deverá submeter a proposta completa através do sistema SAGe, utilizando os seguintes caminhos específicos para esta Chamada:

a) APR: Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > NFRF – Projeto de Pesquisa – Regular / Chamada de Propostas (2023).

b) Temático: Nova Proposta Inicial > Chamadas Vigentes > NFRF – Projeto de Pesquisa – Temático / Chamada de Propostas (2023).

6.1.1 Em paralelo, o pesquisador no Canadá deve submeter sua proposta ao NFRF (vide item 7 abaixo) conforme o cronograma da chamada.

6.2 Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP

6.3 IMPORTANTE: o pesquisador parceiro do NFRF precisa criar um login completo no sistema SAGe. Esse registro é necessário para que o pesquisador possa confirmar sua participação na proposta no SAGe.

6.3.1 O pesquisador parceiro deve preencher todos os campos marcados como obrigatórios, ou seu registro não será localizado para que possa ser indicado como pesquisador parceiro na proposta.

6.3.2 Após ter sido indicado como participante da proposta de pesquisa, o pesquisador parceiro do NFRF deve confirmar a participação no projeto através do SAGe.

6.3.3 No próprio SAGe, no link “Manuais”, é possível encontrar documentos que orientam o cadastramento de usuários.

7. Submissão ao NFRF e demais agências

7.1 O pesquisador do Canadá elegível para o NFRF deverá encaminhar ao NFRF um Aviso de Interesse (“Notice of Intent” – NOI) conforme instruções detalhadas em: Notice of Intent to Apply Guide até 2 de maio de 2023.

IMPORTANTE: Pesquisadores responsáveis das demais agências participantes (“co-PIs” na nomenclatura da Chamada publicada pelo NFRF), incluindo o proponente do estado de São Paulo, precisam se cadastrar no sistema disponibilizado pelo NFRF.

7.2 O pesquisador do Canadá elegível para o NFRF deverá submeter a proposta através da plataforma “Convergence Portal”.

7.3 Demais pesquisadores responsáveis do consórcio devem seguir as orientações específicas de sua respectiva agência de fomento conforme a seção “Consortium Partners” do texto completo da Chamada.

8. Como elaborar sua proposta de pesquisa

8.1 A proposta redigida em inglês deve conter um projeto de pesquisa (“Proposal”) escrito e concebido conjuntamente pelos pesquisadores participantes de um consórcio e seguir as orientações conforme será divulgado em breve pelo NFRF (link a ser divulgado).

8.2 O projeto de pesquisa deve descrever com clareza e objetividade a colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), bem como os benefícios que se espera alcançar com a colaboração.

8.3 O “Projeto de Pesquisa” a ser encaminhado à FAPESP através do SAGe deve ser idêntico àquele encaminhado ao NFRF conforme item 8.1 acima.

8.4 Para destacar os resultados dos projetos contemplados e permitir a mobilização de conhecimento e aprendizado entre projetos, fóruns serão organizados ao longo do período de concessão. Os candidatos são incentivados a incluir despesas relacionadas à participação nos fóruns no orçamento de suas propostas.

8.5 É altamente recomendável que todas as equipes do projeto incluam pelo menos um especialista em ciências sociais ou humanas entre os pesquisadores responsáveis para garantir que a dimensão comunidade/social seja integrada, promovendo a implementação bem-sucedida das estratégias para o máximo impacto.

8.6 Ao menos três países devem estar representados entre as afiliações dos pesquisadores responsáveis e a equipe deve ser elegível e submeter solicitações de recursos a pelo menos dois parceiros do consórcio.

8.7 Pelo menos um pesquisador proponente do consórcio deve ser elegível para submeter propostas ao NFRF.

9. Critérios e Princípios

9.1 A Iniciativa Conjunta Internacional para Pesquisa em Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas apoiará pesquisas interdisciplinares (integrando informações, dados, técnicas, ferramentas, perspectivas, conceitos ou teorias de duas ou mais disciplinas ou corpos de conhecimento especializado) e trans-setoriais (envolvendo os setores acadêmico, de pesquisa, econômico [empresas], social [organizações governamentais e não governamentais] e setores comunitários, conforme apropriado), em propostas participativas de mitigação e adaptação, contextual e culturalmente apropriadas, para pelo menos dois dos oito riscos representativos causados pela mudança climática mencionados no item 2.2 acima.

9.2 A equipe deve incluir membros provenientes de grupos vulneráveis.

9.4 Os projetos são encorajados a apoiar a formação de uma nova geração de pesquisadores.

9.5 Aplicam-se as condições de financiamento de cada agência de fomento ao seu respectivo pesquisador responsável dentro de um consórcio, conforme descrito em “Consortium Partners

10. Análise e Seleção

10.1 Os proponentes devem respeitar o procedimento de avaliação descrito pelo NFRF e pela FAPESP. Propostas que não cumpram os requisitos desta Chamada não serão elegíveis para análise de mérito e serão imediatamente notificadas de sua desqualificação.

10.2 As propostas consideradas elegíveis para esta oportunidade serão avaliadas por meio de sete critérios de seleção, listados abaixo. Os elementos considerados em cada critério são detalhados nas matrizes de avaliação. Os detalhes podem ser obtidos no texto completo da Chamada publicada pela NFRF.

10.2.1 Adequação ao programa da Chamada

10.2.2 Abordagem interdisciplinar e trans-setorial

10.2.3 Equidade, diversidade e inclusão (EDI) no ambiente de pesquisa e apoio a pesquisadores em início de carreira

10.2.4 Alto risco – novidade de abordagem/rigor científico

10.2.5 Alta recompensa – impacto antecipado

10.2.6 Viabilidade – capacidade para executar o projeto

10.2.7 Diversidade

10.3 A recomendação de financiamento é definitiva e, portanto, não haverá reconsideração.

11. Cronograma

Submissão do Aviso de Interesse (NOI) somente pelo proponente do NFRF

Até 2 de maio de 2023

Submissão da proposta completa ao NFRF e à FAPESP

De 7 de maio de 2023 a 12 de setembro de 2023

Data limite para encaminhar consulta de elegibilidade na FAPESP

Até 2 de junho de 2023

Anúncio dos resultados

A partir de fevereiro de 2024

Início da vigência dos Auxílios

Após março de 2024

12. Detalhes de contato

12.1 Perguntas específicas à FAPESP sobre esta Chamada podem ser enviadas para: chamada-NFRF@fapesp.br

12.2 Esclarecimentos gerais sobre a Chamada internacional e sobre as demais agências participantes podem ser obtidas junto ao NFRF em NFRF-FNFR@chairs-chaires.gc.ca


Lançamento da Chamada FAPESP–NFRF (New Frontiers of Research Fund – Canadá)
Data: 18 de abril
Horário: 10h00 às 12h00
O evento será na plataforma Zoom e, posteriormente, será disponibilizado no canal da Agência FAPESP no YouTube ​


Página atualizada em 14/04/2023 - Publicada em 27/03/2023