Notícias

Chamada com UE apoiará pesquisas em Ciência e Engenharia de Materiais English version

FAPESP selecionará propostas em conjunto com a M-ERA.NET, rede financiada pela União Europeia

A FAPESP anuncia a edição 2023 da chamada de propostas de pesquisa com a M-ERA.NET, rede da União Europeia de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais.

Esta é a nona oportunidade para pesquisa colaborativa lançada por FAPESP e M-ERA.NET desde que assinaram um acordo de cooperação científica em 2015. O consórcio M-ERA.NET financia projetos de pesquisa e desenvolvimento, transnacionais e de alto risco.

A nova chamada de propostas visa fomentar projetos transnacionais ambiciosos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico que abordem estudos e inovação em materiais – incluindo materiais para baterias e tecnologias energéticas com baixo teor de carbono..

A chamada engloba seis temas: “Materiais sustentáveis para energia”, “Superfícies, revestimentos e interfaces inovadoras”, “Compósitos de alto desempenho”, “Materiais funcionais”, “Materiais avançados e tecnologia para aplicações em saúde” e “Materiais de nova geração para eletrônica avançada”.

As submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular. A FAPESP apoiará a parte paulista dos projetos selecionados com um máximo de R$ 150 mil anuais por proposta. As propostas podem ter uma duração mínima de 24 meses e uma máxima de 36 meses.

A chamada está aberta a pesquisadores afiliados a instituições de ensino superior ou pesquisa no estado de São Paulo. Cada proposta deverá ser composta por um consórcio envolvendo três pesquisadores responsáveis de pelo menos três países diferentes que participem da chamada.

Os pesquisadores interessados devem submeter uma pré-proposta simultaneamente ao M-ERA NET (acessando o edital original da chamada) e à FAPESP, por meio do Sistema SAGe. É necessário que o pesquisador coordenador do consórcio internacional esteja cadastrado no sistema SAGe.

O prazo limite para submissão de pré-propostas é 16 de maio. Em caso de aceite, pesquisadores serão convidados a enviar a proposta completa até 21 de novembro.

A chamada com orientações aos pesquisadores do estado de São Paulo está disponível em: fapesp.br/15988.