Notícias

Márcio de Castro Silva Filho é nomeado diretor científico da FAPESP English version

Ato foi publicado no Diário Oficial de 6 de abril. Professor titular da Esalq e pró-reitor de Pós-Graduação da USP assume o cargo em 27 de abril


Márcio de Castro Silva Filho foi nomeado para exercer o cargo de diretor científico da FAPESP. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 6 de abril de 2023

Márcio de Castro encabeçava a lista tríplice de candidatos ao cargo elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP, em reunião no dia 15 de março, e assume o cargo em 27 de abril.

Professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Márcio de Castro é o atual pró-reitor de Pós-Graduação da USP.

Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), é doutor em biologia molecular de plantas pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Foi pesquisador visitante na University of Melbourne, Austrália, e na Ohio State University, Estados Unidos.

Márcio de Castro é membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética, membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ocupou diversos cargos: coordenador da área de Ciências Biológicas I, diretor de Relações Internacionais e diretor de Programas e Bolsas no País.


Página atualizada em 13/04/2023 - Publicada em 06/04/2023