Notícias

FAPESP e Secretaria da Educação apoiarão pesquisa em educação básica

PROEDUCA é iniciativa conjunta de financiamento a estudos científicos com potencial para subsidiar políticas públicas na área e implementar abordagens pedagógicas inovadoras

A FAPESP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) lançam nesta sexta-feira (26/05) o segundo edital do programa PROEDUCA. O programa, de apoio a pesquisas em educação básica, tem o objetivo de subsidiar o aprimoramento e o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e de abordagens pedagógicas inovadoras que visem a melhoria do aprendizado e a redução das desigualdades educacionais.

A FAPESP financiará projetos selecionados no edital por meio das modalidades de auxílio Pesquisa Regular, Projeto Temático e Ensino Público. O primeiro instrumento de fomento apoiará projetos com até R$ 150 mil anuais por um período máximo de 24 meses, enquanto os outros dois instrumentos, excepcionalmente no contexto desta chamada, não estabelecerão limite máximo para dotação de recursos. Projetos Temáticos serão apoiados por até 60 meses, ao passo que projetos sob a guarda do Programa Ensino Público poderão ter duração de 1 a 4 anos.

O PROEDUCA prevê o lançamento de três editais entre 2022 e 2024. O primeiro edital foi lançado no ano passado; o segundo, lançado agora, apoiará projetos de pesquisa com foco em seis eixos estratégicos: processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública; formação e desenvolvimento de pessoas na educação básica pública; gestão da aprendizagem e avaliação; gestão educacional: escolas, redes e sistemas de ensino; equidade, diversidade e redução das desigualdades na educação; e tecnologia, inovação e educação profissional no currículo da educação básica. Os projetos selecionados poderão abarcar uma ou mais das seis linhas prioritárias.

Há, da parte da Secretaria da Educação, interesse em que sejam objeto de investigação projetos, programas e políticas da SEDUC em execução atualmente, pertinentes aos campos de pesquisa abarcados pelos eixos temáticos.

Pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo, públicas ou privadas, poderão submeter os projetos ao segundo edital do PROEDUCA até o dia 28 de agosto.

A íntegra do edital está disponível em fapesp.br/16107.


Página atualizada em 26/05/2023 - Publicada em 26/05/2023