Chamadas de Propostas
Chamada Conjunta de Propostas FAPESP/CONFAP/Biodiversa+
“Nature-based solutions for biodiversity, human well-being and transformative change – BiodivNBS” 2023 - 2024 joint call
Sumário |
|
Data limite para submissão da pré-proposta: |
10 de novembro de 2023 |
Modalidade de Apoio: |
Auxílio à Pesquisa - Regular |
Duração máxima dos projetos: |
De 24 a 36 meses |
Limite de recursos por projeto: |
Máximo de R$ 150.000,00 por ano de vigência mais uma bolsa PD de até 36 meses |
Submissão da pré-proposta: |
Pesquisador no estado de São Paulo deve fazer a submissão à FAPESP - chamada-biodiversa@fapesp.br e o pesquisador coordenador do consórcio deve fazer a submissão à Biodiversa+: https://proposals.etag.ee/biodiversa/sign-in |
Contato na FAPESP: |
|
Secretariado da Chamada Biodiversa+: |
1 Introdução
A Biodiversa+ é uma parceria europeia de biodiversidade co-financiada que apoia pesquisas excelentes sobre biodiversidade com impacto para políticas e sociedade. Foi desenvolvida em conjunto pela BiodivERsA e a Comissão Europeia.
A Parceria Europeia de Biodiversidade Biodiversa+, implementada no âmbito do Horizon Europe, contempla uma rede de organizações que programam e financiam pesquisas sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e soluções baseadas na natureza.
Para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores de São Paulo, Brasil, e seus parceiros da Biodiversa+, a FAPESP, a convite do CONFAP, anuncia publicamente que receberá propostas no âmbito da Chamada Biodiversa+ 2023 - 2024.
Os pesquisadores interessados deverão seguir as orientações da Chamada Biodiversa+ 2023 - 2024 (https://www.biodiversa.eu/2023/06/05/2023-2024-joint-call/) e também as orientações descritas a seguir.
2 Áreas do conhecimento
A Chamada ‘Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras – BiodivNBS’ abrange os seguintes tópicos:
1. Sinergias e compensações das soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano;
2. Soluções baseadas na natureza mitigando os impulsionadores antropogênicos da perda de biodiversidade;
3. A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora justa.
3 Modalidade de Apoio
3.1 Na FAPESP, as submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr), com exceção aos itens indicados abaixo na seção 4.1 desta Chamada.
3.2 Para solicitar a Bolsa de Pós-Doutorado como item orçamentário permitida nesta Chamada, o proponente deve atender aos critérios para supervisor de Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, disponíveis em https://fapesp.br/bolsas/pd, item 6.2.
3.3 A FAPESP disponibilizará um orçamento total equivalente a até 400 mil euros para apoiar as propostas bem-sucedidas que tenham participação de pesquisadores proponentes do estado de São Paulo.
4 Procedimentos para participação na Chamada
4.1 Exceções às normas da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (APR) para esta Chamada:
a. A duração dos projetos deverá ser de, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 36 meses.
b. O orçamento total solicitado à FAPESP não poderá ser superior a R$450.000,00 para um projeto com 36 meses de duração, sendo proporcionalmente menor para projetos com duração inferior. Além disso, nesta Chamada poderá ser solicitado adicionalmente 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutorado como item orçamentário (BCO).
c. Espera-se um equilíbrio orçamentário entre os valores solicitados para equipamentos, insumos e bolsas (quando houver), com o item “equipamentos” não ultrapassando 50% do custo total da proposta.
d. Serão permitidas potenciais simultaneidades da proposta com APR vigente. A concomitância de projetos deve ser justificada no campo Observações/Manifestações da proposta para análise, incluindo informação sobre tempo de dedicação.
4.2 Submissão da pré-proposta
a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e, de acordo com as diretrizes da Chamada BiodivNBS, reunir em um projeto transnacional parceiros elegíveis de pelo menos outros 2 países que participem financeiramente na Chamada, incluindo pelo menos 2 Estados-Membros da União Europeia (UE) ou Países Associados à UE.
b. Além disso, os proponentes deverão seguir todas as demais orientações da Chamada Biodiversa+, publicada em https://www.biodiversa.eu/wp-content/uploads/2023/08/BiodivNBS_Call_Documents_final.pdf.
c. A pré-proposta deve seguir o formato do Pre-proposal application form disponível na Chamada Biodiversa+ 2023 – 2024 e ser submetida à Biodiversa+ pelo pesquisador parceiro coordenador do consórcio através da Plataforma https://proposals.etag.ee/biodiversa/sign-in.
d. À FAPESP o pesquisador parceiro em São Paulo deve enviar através do e-mail chamada-biodiversa@fapesp.br as seguintes informações:
- I. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo em inglês (www.fapesp.br/6351);
- II. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador Responsável do estado de SP (horas/semana). Recomendamos o mínimo de 12h/semana para Auxílios Regulares. Pesquisadores Responsáveis por um Auxílio à Pesquisa Regular vigente devem incluir uma justificativa para a concomitância dos projetos;
- III. Duração da proposta e orçamento previsto;
- IV. Título da proposta, nome do Pesquisador Parceiro Coordenador do Consórcio e sua Instituição de vínculo.
e. Após a data limite para submissão, 10/11/2023, nenhuma pré-proposta será aceita, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo Secretariado da Chamada Biodiversa+. Os e-mails recebidos pela FAPESP serão respondidos em até 24 horas com uma confirmação de recebimento.
4.3 Preparação e submissão da proposta completa (em caso de aprovação da pré-proposta)
a. A submissão de proposta completa à FAPESP será exclusivamente por via eletrônica, através do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) da FAPESP. O acesso ao sistema SAGe é via o endereço www.fapesp.br/sage, utilizando o seguinte caminho específico para esta Chamada: “Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + EU/Horizon Europe > EU/Horizon Europe - Projeto de Pesquisa - Regular > Biodiversa+(BiodivNBS) - Chamada de Propostas (2023)”.
b. O pesquisador coordenador do consórcio deverá ser relacionado como membro da equipe (“pesquisador responsável na instituição parceira”) e aceitar sua indicação via SAGe. Para isto, este pesquisador deverá estar cadastrado no SAGe.
i. Novos cadastros devem ser feitos através da versão em inglês do SAGe, escolhendo a opção “Not registered?”. Somente os campos indicados por “*” precisam ser preenchidos.
c. O pesquisador parceiro coordenador do consórcio deverá seguir as exigências da Biodiversa+ para submeter a proposta completa na Plataforma https://proposals.etag.ee/biodiversa/sign-in.
5 Análise e Seleção
Apenas propostas completas aprovadas pela FAPESP e pela Biodiversa+ serão financiadas. A decisão final sobre os projetos aprovados que receberão financiamento é tomada em conjunto pelos representantes das agências participantes da Chamada Biodiversa+, seguindo a lista de classificação recomendada por um Comitê Internacional organizado pelo Secretariado da Chamada Biodiversa+. A metodologia de análise e seleção não contempla solicitações de reconsideração as quais, portanto, não serão aceitas.
6 Contato sobre esta Chamada
6.1 As questões relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas para:
FAPESP - Virginia Sanches Subiñas: chamada-biodiversa@fapesp.br
Secretariado da Chamada Biodiversa+: biodiversa.cs@agencerecherche.fr
6.2 A Biodiversa+ oferece uma ferramenta de busca de parceiros disponível para ajudar a reunir candidatos interessados:
https://proposals.etag.ee/biodiversa/2023/partner-search.