Notícias

Comunicado - Sistema de Avaliação de Resultados

31 de maio de 2004

São Paulo, 31 de maio de 2004

Prezado(a) professor (a),

Desde que começou a funcionar, há 42 anos, a FAPESP tem procurado estudar periodicamente o estado geral da pesquisa em São Paulo e no Brasil. Entretanto, diante da diversificação expressiva de suas linhas de financiamento à pesquisa científica e tecnológica, ocorrida na década de 1990, tornou-se necessário avançar no sentido de criar indicadores para fornecer subsídios ao planejamento de médio e longo prazos da Fundação e de seus investimentos.

Para isso, a FAPESP iniciará um processo de consulta à comunidade científica paulista para implementar o Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento – um instrumento que deverá contribuir para a elaboração de diagnósticos da situação da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo e também para a formulação de políticas públicas na área. O objetivo é aperfeiçoar ainda mais a sistemática de aplicação dos recursos disponíveis para C&T. O Sistema de Avaliação começa a ser implementado por meio de quatro subprojetos.

O primeiro fará um inventário completo do parque de equipamentos adquiridos com recursos da Fundação. Em junho começa uma consulta para apuração de dados que permitirão o acompanhamento sistemático da situação, capacidade e informações sobre o ambiente onde estão instalados esses equipamentos. O projeto também fornecerá à FAPESP elementos para reavaliar políticas e critérios para concessão de novos equipamentos e facilitará aos pesquisadores do Estado conhecer, pela internet, as possibilidades de uso do parque instalado.

O objeto do segundo subprojeto é a demanda por bolsas. A meta é caracterizar as solicitações apresentadas no período de 1992 a 2002 e também revelar o perfil da demanda não atendida.

A terceira vertente do Sistema de Avaliação irá delinear a trajetória científica e destino profissional de pesquisadores que receberam bolsas de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado de 1992 a 2002 e estabelecer comparações entre grupos com trajetórias diferentes. Assim como nos dois anteriores, este subprojeto construírá um banco de dados dinâmico para acompanhamento da atividade e publicação de relatórios periódicos.

Os reflexos e resultados dos programas Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) também serão avaliados pelo Sistema. Este quarto subprojeto produzirá indicadores de desempenho das empresas e dos grupos de pesquisa envolvidos nos projetos e avaliará a implementação de propostas, considerando as condições e estratégias de inserção das inovações resultantes dos projetos apoiados nos diferentes segmentos do sistema produtivo.

A participação da comunidade científica é de grande relevância para a implementação do Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento. Portanto, solicitamos sua colaboração nessa importante tarefa, caso seja escolhido para fazer parte da amostra. As instruções para preenchimento do questionário serão transmitidas previamente e a consulta ocorrerá no período de junho a dezembro de 2004.

Desde já agradecemos sua colaboração e acrescentamos que outros esclarecimentos poderão ser obtidos no www.fapesp.br/converse, no item Avaliação de Programas.

Cordialmente,

Carlos Vogt
Presidente da FAPESP




Página atualizada em 31/05/2004 - Publicada em 31/05/2004