Notícias

FAPESP inicia avaliação de resultados

FAPESP inicia avaliação de resultados Processo de consulta da comunidade cientfica implantará instrumento para contribuir com análise da situação da C&T em São Paulo (foto: Eduardo Cesar)

A FAPESP inicia nesta terça-feira (1/6) um processo de consulta à comunidade científica paulista para implementar o Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento ? um instrumento que deverá contribuir para a elaboração de diagnósticos da situação da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo e também para a formulação de políticas públicas na área.

O objetivo é aperfeiçoar ainda mais a sistemática de aplicação dos recursos disponíveis para C&T. O Sistema de Avaliação começa a ser implementado por meio de quatro subprojetos. O primeiro fará um inventário completo do parque de equipamentos adquiridos com recursos da Fundação.

A consulta para apuração de dados que se inicia permitirá o acompanhamento sistemático da situação, capacidade e informações sobre o ambiente onde estão instalados esses equipamentos. O projeto também fornecerá à FAPESP elementos para reavaliar políticas e critérios para concessão de novos equipamentos e facilitará aos pesquisadores do Estado conhecer, pela internet, as possibilidades de uso do parque instalado.

O objeto do segundo subprojeto é a demanda por bolsas. A meta é caracterizar as solicitações apresentadas no período de 1992 a 2002 e também revelar o perfil da demanda não atendida.

O terceiro subprojeto irá delinear a trajetória científica e destino profissional de pesquisadores que receberam bolsas de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado de 1992 a 2002 e estabelecer comparações entre grupos com trajetórias diferentes. Assim como nos dois anteriores, este subprojeto construírá um banco de dados dinâmico para acompanhamento da atividade e publicação de relatórios periódicos.

Os reflexos e resultados dos programas Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) também serão avaliados pelo Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento. Este quarto subprojeto produzirá indicadores de desempenho dos grupos de pesquisa envolvidos nos projetos e avaliará a implementação de propostas, considerando as condições e estratégias de inserção das inovações resultantes dos projetos apoiados nos diferentes segmentos do sistema produtivo.

Como a participação da comunidade científica é imprescindível para a implementação do sistema, a FAPESP está solicitando a colaboração dos pesquisadores escolhidos nessa importante tarefa. As instruções para preenchimento do questionário serão transmitidas previamente e a consulta ocorrerá de junho a dezembro de 2004.

Maiores informações e esclarecimentos poderão ser obtidos pelo atendimento prestado pelo serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse) no item Avaliação de Programas.

Para ler o comunicado do presidente da FAPESP, Carlos Vogt, aos pesquisadores, clique aqui.

 


Página atualizada em 02/02/2009 - Publicada em 31/05/2004