Notícias

Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras

Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras Agência FAPESP apresenta uma amostra, feita para a internet, da exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras, comemorativa aos cinco anos do Programa Biota-FAPESP, que está em cartaz em São Paulo

Agência FAPESP - A exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras, comemorativa aos cinco anos do Programa Biota-FAPESP - Instituto Virtual da Biodiversidade, está em cartaz em São Paulo, no Espaço Cultural Citibank, onde fica até 30 de junho. Em seguida, segue para outros espaços na capital e no interior.

A mostra, que também homenageia a Semana Internacional do Meio Ambiente, está dividida em cinco módulos: Águas Costeiras, Mata Atlântica, Águas Urbanas, Águas Interiores e Cerrado. Textos didáticos, mapas, imagens de satélites e muitas fotos mostram aos visitantes a rica distribuição da biodiversidade paulista.

A Agência FAPESP montou uma apresentação com alguns dos destaques da exposição, para ser vista pela internet, por meio do endereço www.fapesp.br/expobio. A apresentação on-line traz os cinco módulos, com textos e legendas explicativas para as fotos.

Para aproveitar melhor a exposição, os idealizadores sugerem que se imagine estar chegando ao Estado de São Paulo de barco. O módulo Águas Costeiras ilustra os organismos, muitos deles microscópicos, que são encontrados ao descer do barco nas águas rasas de uma praia.

Ao deixar a praia e caminhar em direção ao interior, depara-se, no módulo seguinte, com a Mata Atlântica, a mais exuberante floresta brasileira, que recobre as escarpas da Serra do Mar e se estende pelo interior do Estado. Ao passar pela Serra do Mar, chega-se ao maior centro urbano da América Latina. Apesar de profundamente modificado pelo homem, o ambiente urbano surpreende pela diversidade de animais e plantas encontradas, como mostra o módulo 3 - Áreas Urbanas.

Repetindo o caminho feito pelos bandeirantes, o espectador prossegue em direção ao interior pelo rios. Ainda que altamente poluídos na saída de São Paulo, eles vão se depurando à medida que se afastam da metrópole e apresentam uma fauna muito rica e diversificada, que é mostrada no Módulo 4 -  Águas Interiores. Esse módulo mostra também a importância das Matas Ciliares para a preservação dos mananciais e dos recursos hídricos.

Finalmente, ao navegar pelos rios, chega-se a uma porção do interior do Estado onde predominam os Cerrados, que são apresentados no módulo 5. Bom passeio.

Exposição Biodiversidade do Estado de São Paulo: Cores e Sombras
Espaço Cultural Citibank - Av. Paulista, 1111 - São Paulo
www.biota.org.br/expobio

 

Para ver a apresentação on-line, clique aqui.

 


Página atualizada em 28/04/2009 - Publicada em 04/06/2004