Chamadas de Propostas

Chamada de Propostas Conjuntas: FAPESP - Institut Pasteur de São Paulo 2023 English version

NOTA: a data limite de submissão da pré-proposta foi prorrogada até 5 de janeiro de 2024.

AVISO: A Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU) agora se transformou no 'Institut Pasteur de São Paulo'.


Data de lançamento da Chamada:

07 de novembro de 2023

Data limite de submissão da pré-proposta:

15 de dezembro de 2023

Divulgação da pré-proposta selecionada:

31 de janeiro de 2024

Submissão da proposta completa:

15 de março de 2024

Modalidade de Apoio FAPESP:

Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (Institut Pasteur G4 group)

Duração máxima do projeto:

48 meses, com a possibilidade de prorrogação de 12 meses

Submissão da pré-proposta:

pasteur-usp@fapesp.br e

pasteur-usp@sppu.com.br

Anúncio da Chamada no Pasteur:

https://www.pasteur.fr/en/institut-pasteur/institut-pasteur-throughout-world/news-international/4-year-research-group-within-scientific-platform-pasteur-university-sao-paulo

1. Introdução

Essa Chamada de Propostas Conjuntas entre a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo – FAPESP, o Institut Pasteur e a Universidade de São Paulo – USP, é resultado do Acordo de Cooperação assinado em Dezembro de 2021.

Esta Chamada internacional é aberta para candidatura de jovens pesquisadores das ciências da vida para liderar um grupo de pesquisa de quatro anos ("G4") com o Institut Pasteur de São Paulo (anteriormente, Plataforma Científica Pasteur-USP), sediado na Universidade de São Paulo, Brasil.

G4 é um programa de apoio para uma nova estrutura em um instituto pertencente à rede do Institut Pasteur.

O candidato deve ser idealmente um cientista com pós-doutorado, em início ou meio de carreira (com entre 5 a 10 anos de experiência em pós-doutorado) e que deseje estabelecer um grupo de pesquisa como pesquisador independente em relação à estratégia científica do instituto anfitrião. O projeto de pesquisa proposto deve ser inovador e oportuno, mas realista dentro do prazo de 4 anos de auxílio. Ele/ela deve ser capaz de conduzir sua pesquisa de forma independente, iniciar colaborações e ter demonstrado sua capacidade de assegurar o financiamento internacional.

No que diz respeito a qualquer grupo de pesquisa, o beneficiário da bolsa G4 será incentivado a desenvolver e fortalecer sua capacidade de gerenciar uma equipe, receber e supervisionar estudantes de mestrado e doutorado, além de estagiários. Um Pesquisador Responsável (PR) G4 também pode supervisionar pesquisadores pós-doutorados. A equipe G4, na qualidade de integrantes deste instituto, deve cumprir suas regras e regulamentos.

O programa G4 irá propor ao PI do G4 um programa de mentoria e a participação no curso de Liderança de Laboratório para Líderes de Grupos.

2. Temas de Pesquisa

A pesquisa deve se concentrar na monitorização de doenças respiratórias virais em humanos/animais com potencial epidêmico/pandêmico, com prioridade dada à Gripe Pandêmica e à Gripe Aviária. Uma atenção especial será dada à expertise do candidato na exploração de processos infecciosos e (imuno) patológicos, na descoberta de novos marcadores patológicos; no desenvolvimento de medidas preventivas/estratégias de controle eficazes.

3. Critérios de elegibilidade

Para ser elegível para submeter uma proposta nesta Chamada, o candidato deve:

a) Cumprir os critérios de elegibilidade do Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador da FAPESP, especificados em www.fapesp.br/jp;

b) Idealmente ter entre 5 a 10 anos de experiência de pós-doutorado em laboratórios classificados internacionalmente;

c) Ser fluente em inglês;

d) Não ter um cargo permanente em uma unidade do Institut Pasteur, FIOCRUZ ou USP.

Essa chamada é aberta a todas as nacionalidades.

4. Características das Propostas

a) Os candidatos devem seguir as regras e diretrizes para apresentação de propostas para Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp);

b) O projeto de pesquisa deve ser escrito em inglês;

c) Adequação do Projeto aos objetivos de pesquisa da Plataforma definidos pelo Institut Pasteur e USP, conforme já descrito (item 2.)

4.1 Duração do Auxílio

a) A duração do projeto proposto deve ser de 48 meses. A duração pode ser estendida por até 12 meses, quando solicitada no final do terceiro ano e dependendo de uma revisão de mérito bem-sucedida feita pela FAPESP e Institut Pasteur.

b) Durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, espera-se que o Jovem Pesquisador se candidate às oportunidades de contratação permanente em posições abertas na instituição sede no estado de São Paulo (posição de titularidade).

c) Após a conclusão do projeto, caso o Jovem Pesquisador obtenha um cargo permanente em uma universidade ou instituição de pesquisa no estado de São Paulo, ele poderá continuar suas atividades de pesquisa através da solicitação de financiamento nas linhas regulares da FAPESP.

4.2. Apoio oferecido pela FAPESP:

a) Itens financiáveis pela FAPESP conforme descrito no item 7 das normas do Auxílio Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp);

b) Bolsa Jovem Pesquisador, a ser paga até a duração do Auxílio ou até que o Pesquisador obtenha um cargo permanente na instituição sede no estado de São Paulo, Brasil. A bolsa pode durar até 24 meses com possibilidade de prorrogação por 24 meses e uma última prorrogação por 12 meses, sempre dependendo de avaliação de mérito bem-sucedida. O valor mensal da Bolsa está disponível em www.fapesp.br/3162 .

c) Excepcionalmente para esta Chamada é permitido solicitar uma bolsa de Pós-Doutorado (PD) para um candidato a ser selecionado pelo Jovem Pesquisador. As normas da FAPESP para Bolsas para Pós-Doutorado, conforme descrito em www.fapesp.br/270, devem ser observadas.

4.3. Apoio oferecido pelo Institut Pasteur:

a) O Institut Pasteur alocará um montante máximo de cinquenta mil euros (50.000€) por ano para o G4 durante o período de duração do G4. Os fundos alocados devem ser utilizados para cobrir as seguintes despesas:

- custos de equipe, correspondentes a 30% a 50% do montante total por ano de viagens e missões dos membros científicos do G4 (participação em workshops e reuniões),

- custos operacionais, e

- equipamentos.

Custos de gerenciamento NÃO são elegíveis.

5. Submissão da pré-proposta

5.1 A proposta em inglês deve ser enviada exclusivamente para os e-mails pasteur-usp@fapesp.br e pasteur-usp@sppu.com.br contendo as seguintes informações:

a) Súmula Curricular em inglês;

b) Um breve resumo das realizações científicas anteriores e como elas contribuem para a proposta atual (1 página);

c) Descrição resumida do Projeto de Pesquisa;

d) Orçamento estimado a ser solicitado à FAPESP e ao Instituto Pasteur;

e) A contribuição do PI em relação às prioridades do Institut Pasteur de São Paulo, conforme definido no item 2 (1 página). Justifique por que a proposta está alinhada com essas prioridades.

5.2 O prazo final de submissão da pré-proposta é 15 de dezembro de 2023. Submissões feitas após prazo final não serão analisadas. Uma confirmação de recebimento será enviada por e-mail aos remetentes das propostas recebidas.

6.Submissão da proposta completa(para aqueles cuja pré-proposta foi aprovada)

a) A proposta deve ser submetida através da plataforma SAGe. Todos os documentos exigidos pela plataforma SAGe devem ser anexados. As propostas sem documentos obrigatórios serão devolvidas sem revisão. O caminho específico para esta Chamada é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + Plataforma Científica Pasteur-USP > + Projeto de Pesquisa – Jovens Pesquisadores > + Chamada de Propostas (2023).

b) Além dos documentos normais exigidos para as propostas de Auxílio Jovem Pesquisador, os seguintes itens devem ser apresentados:

- Uma planilha orçamentária referente aos 200 mil euros solicitados ao Institut Pasteur (https://www.pasteur.fr/en/file/42938/download);

- Uma lista completa de publicações;

- 2-3 cartas de recomendação, por pesquisadores não afiliados ao Institut Pasteur de Sao Paulo;

- Cartas de seus PIs anteriores e atuais, declarando a contribuição para a candidatura a bolsas e o treinamento de estudantes mais jovens (Mestrado, Doutorado, etc.);

- Uma carta da instituição anfitriã concordando com a pertinência da candidatura.

7. Cronograma

Anúncio da chamada: 03 de novembro de 2023
Data limite para submissão da pré-proposta: 15 de dezembro de 2023
Envio do resultado das pré-propostas selecionadas para os PIs: 31 de janeiro de 2024
Submissão da proposta completa: 15 de março de 2024
Entrevista com o comitê de seleção: 15 de abril de 2024
Anuncio do resultado: 30 de abril de 2024
Início do projeto selecionado: 1 de junho de 2024

8. Critérios de avaliação e seleção

8.1 Procedimentos

O processo de análise terá duas fases, Elegibilidade da pré-proposta e Análise de Mérito das propostas completas.

Eligibilidade da pré-proposta:

O Institut Pasteur de São Paulo revisará a viabilidade da pré-proposta sob o ponto de vista de sua estratégia e capacidade de desenvolvimento na infraestrutura atual. A FAPESP avaliará o mérito dos candidatos.

Somente as pré-propostas aprovadas pela FAPESP e pelo Institut Pasteur de São Paulo serão convidadas a submeter de forma online as propostas completas.

Os candidatos aprovados receberão o documento "Descrição do parque de equipamentos" e terão que preencher o documento "Manifestação do Dirigente e Anexo II" . A proposta deve evitar a duplicidade de equipamentos, uma vez que os equipamentos existentes na infraestrutura atual serão descritos na "Descrição do parque de equipamentos".

Análise de mérito da proposta completa:

A análise de mérito das propostas completas será conduzida exclusivamente pelo Institut Pasteur, atuando como a agência líder do programa G4. Os candidatos serão avaliados pelo comitê P4P do Institut Pasteur com base em suas candidaturas e entrevistas, de acordo com os seguintes critérios de avaliação.

8.2 Critérios de avaliação

Além dos procedimentos utilizados para o Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, a análise de mérito dos candidatos a Líder G4 considerará:

- Qualidade da carreira científica, com base em publicações anteriores;

- Reconhecimento na área do candidato;

- Capacidade de obter financiamento para seus projetos anteriores;

- Capacidade de gerenciar e treinar cientistas juniores.

A análise de mérito da pré-proposta considerará:

- Qualidade, originalidade e viabilidade do projeto proposto;

- Quão inovador e ambicioso de acordo com as prioridades descritas no item 2;

- Valor agregado ao Institut Pasteur de São Paulo;

- Contribuição à prioridade de saúde para a região Brasileira.

A análise de mérito da proposta completa conduzida exclusivamente pelo Institut Pasteur de São Paulo considerará:

- Disposição para participar no fortalecimento da Rede Pasteur;

- Capacidade de iniciar novas colaborações estratégicas com instituições de pesquisa em nível local, regional e internacional;

- Convergência entre o currículo, originalidade/qualidade do projeto e estratégia do Institut Pasteur de São Paulo para a presente chamada.

8.3 Decisão Final

a) As melhores duas a cinco (2 a 5) propostas classificadas serão submetidas ao Comitê Gestor para a seleção final de um único candidato. A reunião de seleção será conduzida pelo Institut Pasteur.

b) Tanto a Universidade de São Paulo quanto os membros do Comitê Diretivo do Institut Pasteur terão a oportunidade de pedir uma avaliação das candidaturas selecionadas a especialistas internacionais ad hoc e compartilhar suas impressões durante a reunião decisória.

c) O Comitê Gestor será composto pelos seguintes membros:

- O Diretor ou um membro do Departamento de Assuntos Internacionais do Institut Pasteur;

- Um membro da Comissão Científica do Institut Pasteur de São Paulo;

- O Presidente do Escritório de Cooperação Internacional da USP (AUCANI);

- Um membro indicado pelo Reitor da USP;

- Um representante da Diretoria Científica da FAPESP, sem voto.

d) A nomeação do candidato selecionado será definitiva e, portanto, não será possível apelar para reconsideração.

9. Termos de Acordo

Uma vez selecionado o Líder G4, a USP e o Institut Pasteur estabelecerão um acordo de criação do G4 com o Líder selecionado. Este acordo especificará o funcionamento e as condições de operação do programa G4 liderado pelo Líder do G4. Tal acordo deverá estabelecer, em particular, disposições relativas ao escopo do programa de pesquisa do G4, direitos e obrigações do Líder do G4, questões financeiras, responsabilidade e seguros, propriedade e exploração dos direitos de propriedade intelectual sobre as atividades/resultados do G4, monitoramento do projeto colaborativo dentro do G4, comunicação e publicações, confidencialidade, assim como a divulgação dos resultados.

10. Ferramenta de Rede de Pesquisa da FAPESP

A Biblioteca Virtual da FAPESP (www.bv.fapesp.br/en/) inclui o banco de dados da FAPESP de Auxílios à Pesquisa e Bolsas concedidos. Nela, é possível buscar informações sobre Auxílios e Bolsas financiados pela FAPESP, incluindo resumos, bem como o nome dos pesquisadores participantes e suas instituições. A Biblioteca Virtual inclui uma interface que permite entrar em contato com pesquisadores financiados pela FAPESP enviando-lhes uma mensagem.

11. Informações de contato

Os candidatos são incentivados a entrar em contato com o Instituto Pasteur de São Paulo para chegar a um acordo sobre os equipamentos que devem ser solicitados na proposta, a fim de evitar a duplicidade de equipamentos na infraestrutura atual

Perguntas relacionadas a esta chamada devem ser encaminhadas para:

a) FAPESP: Virginia Sanches Subiñas – pasteur-usp@fapesp.br

b) Institut Pasteur de São Paulo: Paola Minoprio – pasteur-usp@sppu.com.br

c) Institut Pasteur: Marianne LUCAS-HOURANI – marianne.lucas-hourani@pasteur.fr


Página atualizada em 16/04/2024 - Publicada em 06/11/2023