Chamadas de Propostas

FAQ – EMU – PMP

Dúvidas frequentes da Chamada para Equipamentos Multiusuários de Pequeno-Médio Porte (EMU-PMP) – 2023


1. O pesquisador responsável pela solicitação EMU-PMP precisa estar com projeto vigente da FAPESP?
R: Não, o Pesquisador Responsável pela proposta EMU-PMP será o coordenador da facility na qual o EMU-PMP será alocado e não precisa ter um auxílio FAPESP vigente.


2. O Projeto Associado que apoia a proposta EMU-PMP precisa necessariamente ser coordenado pelo pesquisador responsável ou pode ser coordenado por um pesquisador associado ou por um pesquisador principal?
R: O Projeto Associado (APR, Temático, CPE, CEPID, CCD, etc) só pode apoiar uma proposta EMU-PMP e na pessoa do seu Pesquisador Responsável.


3. O pesquisador responsável pela solicitação EMU-PMP pode também ser o pesquisador responsável pelo Projeto Associado?
R: O pesquisador responsável pela proposta EMU-PMP e o pesquisador coordenador do Projeto Associado precisam ser distintos.


4. Um Projeto Temático, no qual o pesquisador responsável pela proposta EMU-PMP participa como Pesquisador Principal, pode ser considerado como projeto associado?
R: O Projeto Associado precisa ser coordenado pelo Pesquisador Responsável pelo auxílio. Como exemplo deste caso, o pesquisador responsável pelo temático será o pesquisador associado da proposta EMU-PMP.


5. Bolsas podem ser consideradas como Projetos Associados a proposta EMU-PMP?
R: Não, os Projetos Associados devem ser auxílios FAPESP, por exemplo, Auxílio Regular à Pesquisa, Auxílio Temático, Auxílio Jovem Pesquisador, Auxílio CEPID, Auxílio CPE, etc.


6. É possível solicitar mais de um equipamento numa mesma proposta EMU-PMP?
R: Sim, é possível solicitar mais de um equipamento, desde que atendam as características de EMU-PMP e que o custo individual de cada equipamento e da proposta como um todo respeitem o mínimo de R$100 mil e o máximo de R$2,5 milhões.


7. É possível solicitar um conjunto de computadores de alto desempenho para a construção de clusters computacionais?
R: A construção de clusters computacionais não está prevista na Chamada. Situações não previstas na Chamada, só poderão ser analisadas pela FAPESP, após a submissão da proposta.


8.Há algum impeditivo quanto a submissão de mais de uma proposta vinculadas a mesma Instituição?
R: Não há restrições nesta Chamada quanto a submissão de mais de uma proposta da mesma Instituição.


9. O mesmo Projeto (CEPID, Temático, APR) pode apoiar como Projeto Associado duas propostas EMU-PMP diferentes?
R: Não, conforme Chamada, um Pesquisador Responsável ou Associado só poderá participar de uma única solicitação EMU-PMP.


10. O vínculo empregatício do Pesquisador Responsável é com uma instituição, mas o equipamento EMU-PMP seria alocado em outra instituição. É possível?
R: Não, o Pesquisador Responsável pela solicitação EMU-PMP deverá ter vínculo empregatício na Instituição de Pesquisa onde está/será instalado o equipamento.


11. Projetos Associados sem financiamento FAPESP podem ser vinculados à solicitação?
R: Não, os Projetos Associados precisam ser coordenados por pesquisadores (pesquisador responsável), apoiados pela FAPESP e devem estar vigentes na data da submissão da proposta nesta Chamada.


12. Os Projetos Associados precisam ter a mesma instituição de vínculo da proposta EMU-PMP?
R: Os Projetos Associados não precisam ser vinculados a uma mesma instituição, unidade ou entidade. Mesmo assim, deve ser bem demonstrada a articulação temática ou funcional e a contribuição do EMU de pequeno-médio porte (EMU-PMP) solicitado aos Projetos Associados.


13. Todos os pesquisadores de projetos associados precisam também compor a equipe da proposta como pesquisadores associados?
R: Sim, para cada pesquisador associado incluído como membro da equipe da proposta EMU-PMP, deve ser apresentado (no formulário específico, disponível na lista de documentos do SAGe) o projeto associado correspondente. O pesquisador associado deve ser o coordenador (Pesquisador Responsável) do projeto associado.


14. É preciso que o laboratório multiusuário que receberá o equipamento EMU-PMP já esteja operando e esteja catalogado/identificado em sítios/páginas próprios (as) e catalogados no sítio das Pró-reitorias de Pesquisas ou este requisito diz respeito ao que deve ser feito após o equipamento ser recebido?
R: Sim, conforme Chamada estes equipamentos devem ser e/ou estar instalados em Laboratórios Multiusuários Centralizados ou em Laboratórios que assumam uma gestão multiusuária, identificados em sítios/páginas próprios(as) e catalogados no sítio das Pró-reitorias de Pesquisas ou correlatas da Instituição de vínculo da proposta.

15. O Pesquisador Responsável pela proposta EMU-PMP pode indicar um auxílio sob sua responsabilidade, financiado pela FAPESP e vigente, como projeto associado à proposta submetida nesta Chamada?
Dado o caráter multiusuário desta Chamada, o pesquisador responsável pela proposta EMU-PMP, pode ter auxílio vigente na FAPESP, porém esse auxílio não poderá ser indicado como projeto associado à sua proposta EMU-PMP. Outro auxílio, financiado pela FAPESP, vigente e sob responsabilidade de outro pesquisador, deverá ser indicado como projeto associado.


Página atualizada em 06/12/2023 - Publicada em 08/11/2023