Notícias

Oportunidades em instituições paulistas para pesquisadores de países menos desenvolvidos

Lançada em parceria com Unesco/TWAS, chamada recebe propostas para que pós-doutorandos não residentes no Brasil façam contribuições científicas significativas a Auxílios FAPESP vigentes

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio de seu programa The World Academy of Sciences (TWAS).

Por meio da chamada, são oferecidas até 20 Bolsas FAPESP de Pós-Doutorado para pesquisadores provenientes de países menos desenvolvidos realizarem pesquisa em projetos com Auxílio FAPESP vigente.

Serão concedidas bolsas em todas as áreas das ciências naturais, aplicadas e sociais para serem implementadas em instituições sede do estado de São Paulo. A duração da bolsa pode variar de 12 a 24 meses.

São elegíveis para esta chamada pesquisadores naturais e residentes em um dos 46 países menos desenvolvidos presentes em lista fornecida pelas Nações Unidas e disponível em http://twas.org/least-developed-countries-ldcs. Não são elegíveis à Bolsa de Pós-Doutorado candidatos que já residam no Brasil ou que possuam visto de residência temporária ou permanente no Brasil ou em qualquer país desenvolvido.

“Pesquisas de classe mundial são realizadas no estado de São Paulo e tenho certeza de que os pesquisadores dos PMDs [países menos desenvolvido] que passarem algum tempo realizando seu trabalho lá se beneficiarão enormemente de sua comunidade científica ativa e de sua perspectiva interdisciplinar”, disse Romain Murenzi, diretor excutivo da TWAS.

“A TWAS terá um papel crucial na criação e manutenção de colaborações entre pesquisadores e instituições de pesquisa do estado de São Paulo com parceiros do mundo em desenvolvimento. Dessa forma, nossa cooperação com essas regiões deverá crescer e se fortalecer por meio dessa parceria”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.

Interesse e elegibilidade

Os pesquisadores responsáveis por auxílios FAPESP vigentes têm até 29 de março de 2024 para manifestar interesse em receber o bolsista estrangeiro em sua instituição, preenchendo formulário no edital da chamada em que deve constar, além de informações sobre o Auxílio à Pesquisa vigente, um resumo em inglês do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo bolsista especificando qual sua contribuição para o auxílio. Não é necessário submeter o nome do bolsista nesta fase.

A etapa seguinte irá pré-selecionar candidatos a supervisores das Bolsas de Pós-Doutorado. Em 12 de abril, uma lista com os candidatos considerados elegíveis para receber os bolsistas deverá ser divulgada pela FAPESP e veiculada pela Unesco nas instituições de pesquisa e ensino superior dos países em desenvolvimento, para que potenciais candidatos às Bolsas de Pós-Doutorado possam encontrá-los e contatá-los.

Após alinhamento entre supervisor e bolsista, uma proposta na modalidade Bolsa no País – Pós-Doutorado deverá ser submetida pelo supervisor da Bolsa à FAPESP, via SAGe (https://fapesp.br/sage), até 30 de maio de 2024, desta vez sendo obrigatório indicar o nome do bolsista – o que exige que o mesmo faça seu cadastro prévio no SAGe.

A FAPESP será responsável por realizar a seleção das propostas. A lista de candidatos será submetida para homologação da Unesco/TWAS. A decisão final será tomada em conjunto entre FAPESP e Unesco/TWAS por meio de um Comitê Gestor.

Podem participar da Chamada como supervisores de Bolsas de Pós-Doutorado pesquisadores responsáveis de Auxílios à Pesquisa vigentes na FAPESP nas modalidades Regular (exceto projetos de mobilidade), Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), Programa Ensino Público e Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs, CPEs e CPAs vigentes também são elegíveis para apresentar propostas.

Já com relação aos Bolsistas, a chamada exige que os candidatos tenham defendido o doutorado há no máximo sete anos; proficiência (oral e escrita) em inglês que seja suficiente para o exercício das atividades previstas no projeto de pesquisa; e apresentar aceitação oficial por um supervisor de uma Instituição Sede no estado de São Paulo.

A chamada pode ser acessada em https://fapesp.br/16499.