Conferências

Quanto Vale a Matemática para o Brasil?

O avanço tecnológico está cada vez mais vinculado às ciências matemáticas. Em países avançados, as atividades econômicas diretamente ligadas a essa ciência geram 10% dos empregos e representam entre 15% e 18% do PIB. E seguem crescendo. No Brasil, o impacto da matemática na economia - baixo, mas não desprezível -, sugere que estamos diante de uma oportunidade extraordinária de crescimento.

Ao longo dos últimos setenta anos, o Brasil desenvolveu uma comunidade matemática pujante e construiu instituições de pesquisa de padrão internacional, que alçaram o país ao grupo 5 da União Matemática Internacional, o grupo de elite da matemática mundial.

Essa expertise tem que ir além dos muros da academia, chegar ao setor produtivo e à gestão pública, transformando a matemática em negócios e desenvolvimento.

INSCRIÇÕES

Marcelo Viana é pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Especialista em Sistemas Dinâmicos, já orientou 41 doutores e 21 mestres.Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional. Recebeu diversas distinções acadêmicas, como o Grande Prêmio Científico Louis D., do Institut de France; o Prêmio Anísio Teixeira para a Educação Básica, da CAPES; e a edição inaugural do Prêmio CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Foi condecorado pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Educacional. É membro das Academias de Ciências do Brasil, Chile, Portugal e Mundo em Desenvolvimento. Organizou o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018 no Rio de Janeiro e escreve semanalmente na Folha de S.Paulo.

Moderação: Oswaldo Baffa Filho Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto)

Programa

09h30 Credenciamento
10h00 Abertura
10h10 Conferência
11h00 Perguntas e respostas
11h30 Encerramento


Acompanhe a programação das Conferências FAPESP 2024: clique aqui

Local: Auditório FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo, SP


Página atualizada em 16/05/2024 - Publicada em 27/03/2024