Conferências
Repensando a Pós-Memória depois de 7 de Outubro
Marianne Hirsch reconsidera seus argumentos sobre os poderosos efeitos do trauma intergeracional, que ela pensou como "pós-memória", em face do que ela identifica como instrumentalização da memória do Holocausto por políticos e meios de comunicação de massa. A professora da Universidade de Columbia se pergunta se esses efeitos explicam o que muitos descreveram como um "regresso" traumático de um passado doloroso e distante que não foi adequadamente superado, seja a nível pessoal, comunitário ou político. Ou se esse ressurgimento e o contágio de afetos turbulentos, como o medo, o terror, a culpa e a raiva são em grande medida manufaturados e induzidos pelos meios de comunicação. Na conferência, Marianne Hirsch pondera os usos e abusos da memória do Holocausto e discute SE e COMO devem ser consideradas a possibilidade e a necessidade de cura e reparação.
Marianne Hirsch é professora emérita William Peterfield Trent of English and Comparative Literature and the Institute for the Study of Sexuality and Gender na Universidade Columbia. Seu trabalho discute a transmissão de memórias de violência através de gerações, combinando a teoria feminista com estudos de memória. Foi presidente da Modern Language Association of America e é membro da American Academy of Arts and Sciences.
Os seus livros incluem The Generation of Postmemory: Writing and Visual Culture After the Holocaust (2012) e o volume co-editado Women Mobilizing Memory (2019). Com Leo Spitzer, foi coautora de dois livros recentes: Ghosts of Home: The Afterlife of Czernowitz in Jewish Memory (2010) e School Photos in Liquid Time: Reframing Difference (2020). Atualmente, trabalha num livro sobre memória reparadora.
Moderação:
Esther Imperio Hamburger, Universidade de São Paulo (USP)
Márcio Seligmann-Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Haverá tradução simultânea do inglês para o português.
Acompanhe a programação das Conferências FAPESP 2024: clique aqui
Local: Auditório FAPESP – Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa, São Paulo, SP