RELATÓRIO DE ATIVIDADES FAPESP 2023

Após três anos de queda no número de submissões de projetos à FAPESP, registramos em 2023 sinais claros de retomada da demanda tanto de bolsas quanto de Auxílios à Pesquisa. Esse é um resultado da volta à normalidade de inúmeros laboratórios e programas de pós-graduação, mas também é uma resposta a ações adotadas pela FAPESP para incentivar a retomada da pesquisa em São Paulo.

Este Relatório de Atividades anual resume as inúmeras iniciativas da Fundação para estimular a demanda por novos projetos, como apoio a jovens pesquisadores, a empresas inovativas, a novos centros de pesquisa, etc.

Uma ação merece um destaque especial: o Programa Especial de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo. Em 2023, a FAPESP contratou 56 propostas para aquisição de grandes equipamentos de pesquisas, resultantes de três chamadas abertas em 2022, que somaram R$ 450 milhões. Em paralelo, a Fundação lançou um novo edital, para a aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte, no valor de R$ 200 milhões. Com isso a Fundação promove a modernização e a ampliação da infraestrutura de pesquisa do Estado de São Paulo, incentivando a retomada da pesquisa. Essa ação não foi uma iniciativa isolada, como se demonstra na sequência.

O número de bolsas vigentes no ano e o desembolso com essa modalidade de fomento cresceram, respectivamente, 9,6% e 21% em relação a 2022. Esse resultado foi alavancado, principalmente, pelas bolsas para pesquisa no exterior, com um aumento de 37% em número e 51% no desembolso. Isso indica que os pesquisadores estão voltando a buscar qualificação e parcerias em universidades e institutos de pesquisa de outros países, após as restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

Os Auxílios à Pesquisa cresceram em número (12%) e em valor de desembolso (14,6%). Esses totais consideram também as bolsas vinculadas a essa modalidade de apoio.

Marco Antonio Zago
Presidente da FAPESP