Gestão de Dados
FAQ – Plano de Gestão de Dados
I) O QUE USAR PARA REDIGIR UM PLANO
1) O que é melhor, usar uma ferramenta para fazer o meu PGD ou escrever um texto corrido?
R: Na maioria dos casos, usar uma ferramenta é melhor, porque ela tem abas de ajuda que facilitam escrever respostas mais simples e objetivas. Além do mais, armazenam o plano, que pode ser revisto periodicamente. A principal exceção é para projetos que não geram dados digitais (por exemplo, de cunho estritamente teórico).
Notar que as ferramentas ajudam a criar um plano, mas não a cuidar dos dados.
Notar também que, nos casos de projetos multinacionais, várias agências estrangeiras têm formulários próprios para redação de planos. Neste caso, deve-se usar tais formulários e não uma ferramenta.
2) Que ferramenta usar?
R: Embora existam muitas ferramentas para ajudar a criação de planos, a DMPTOOL é geralmente mais simples, porque já tem cadastrado vários exemplos de PGD brasileiros e inclui formulários padrão de USP, UNICAMP e UNESP, dentre outros.
Outra vantagem de usar este tipo de ferramenta é que cada pergunta tem, do lado direito, explicações e ajuda para responder, facilitando a confecção do plano.
II) USO DO DMPTOOL
1) Minha instituição não tem cadastro no DMPTOOL. Como posso usar a ferramenta?
R: Basta criar uma conta comum de usuário, indicando sua instituição como “Outras” e a seguir criar seus planos.
2) O que devo informar no campo “Funder/Orgão Financiador” do DMPTOOL para criar um plano?
R: A FAPESP não tem formulários cadastrados no DMPTOOL ou outras ferramentas de redação de planos, porque cada edital ou convênio pode exigir formulários específicos. Se for submeter pedido de auxílio à FAPESP, deixe o campo em branco e clique em “Nenhum financiador/no funder”. Para submeter para agências de fomento estrangeiras, procure na lista de agências de fomento cadastradas e indique o nome. Apenas agências que têm formulário cadastrado podem ser indicadas
3) Quero usar um plano pré-cadastrado por alguma universidade brasileira, por exemplo, UNICAMP, mas sou de outra instituição. Como fazer?
R: Coloque a sigla da universidade cujo formulário voce quer usar no campo “Organização de pesquisa”. Imediatamente, você terá disponíveis no campo “Qual modelo de PGD você gostaria de usar?” os formulários de PGD cadastrados. Ao final, antes de submeter o plano, voce pode editar o plano final para inserir sua instituição
4) Que partes obrigatórias devo preencher do plano para a FAPESP ao usar o DMPTOOL?
R: Após fornecer as informações básicas iniciais (título do projeto, instituição, agência de fomento, modelo de PGD) clique em “Criar plano/Create plan” ao final da primeira página. Vai surgir um conjunto de abas. A única aba que deve ser preenchida é “Escrever Plano”/”Write plan”. As demais têm informações adicionais para documentação, mas não são necessárias para a FAPESP.
5) Que perguntas devo responder em um modelo de plano?
R: Todas as perguntas. Use as guias de ajuda à direita, principalmente as guias do próprio DMPTOOL (default). Não se esqueça de salvar a cada resposta, para garantir que o texto seja mantido pela ferramenta.
6) Como criar o arquivo após redigir o plano, para submeter à FAPESP?
R: Clique na aba “Baixar/Download” e, a seguir, escolha o formato que deseja – por exemplo, PDF. Para tornar o plano legível, selecione sempre as opções “Inclua os títulos das seções/Include section headings” e “Inclua o texto da pergunta/Include question text” e clique em “Baixar plano/Download.plan” ao final.
Note que você pode fazer download em formato texto para adicionar ou corrigir o que quiser (por exemplo, nome da sua instituição, se usou o modelo de outra instituição). Lembre que a FAPESP requer o formato PDF.
7) Meu plano excedeu o limite de páginas, o que fazer?
R: Apenas PGD para centros de pesquisa requerem 5 páginas, os demais no máximo 2 páginas. Se excedeu em pouco, por exemplo, 2,4 páginas, não faz mal. O importante é detalhar o suficiente para garantir um planejamento adequado da gestão dos seus dados.
8) Posso fazer o plano aos poucos?
R: Sim, desde que salve periodicamente. A ferramenta DMPTOOL armazena o que for preenchido.
III) CONTEÚDOS DE PLANOS PARA CASOS ESPECÍFICOS E RELATÓRIOS DE PESQUISA
Conteúdos de planos para casos específicos e relatórios de pesquisa
1) Minha pesquisa não irá gerar dados digitais, apenas publicações. Preciso escrever um PGD?
R: Sim, todo projeto submetido à FAPESP precisa ter um PGD, exceto PIPE e Iniciação Científica
2) Minha pesquisa não irá produzir dados digitais, apenas publicações (por exemplo, estudos teóricos). Como escrever meu PGD?
R: Em um arquivo de texto, copie os quatro itens abaixo
a) Descrição dos dados e metadados produzidos pelo projeto
b) Quando aplicável, restrições legais ou éticas para compartilhamento de tais dados, políticas para garantir a privacidade, confidencialidade, segurança, propriedade intelectual e outros.
c) Política de preservação e compartilhamento (por exemplo, compartilhamento imediato ou apenas após a aceitação da publicação associada). Período de carência (antes do compartilhamento) e período durante o qual os dados serão preservados e disponibilizados.
d) Descrição de mecanismos, formatos e padrões para armazenar tais itens de forma a torná-los acessíveis por terceiros.
A seguir, informe para o item (a) que sua pesquisa é de natureza estritamente teórica e não irá produzir dados digitais. Para os demais itens, escreva “Não se aplica”
3) Minha instituição não tem um repositório de dados de pesquisa. Onde posso disponibilizar os dados produzidos por meu projeto?
R: Dependendo do domínio da pesquisa, há repositórios internacionais que abrigam dados de pesquisa – por exemplo, em astronomia. Nesses casos, informe isso em seu PGD. Os sites Zenodo.org e figshare.com permitem a qualquer pesquisador do mundo inteiro cadastrar e armazenar dados de pesquisa abertos. Além disso, o site re3data.org possui um catálogo de mais de 3.000 repositórios de dados de pesquisa, vários dos quais podem ser utilizados. A FAPESP recomenda que os dados sejam catalogados e disponibilizados em repositórios abertos e de acesso livre.
Notar que páginas Web ou “drives” pessoais não são locais válidos para manter os dados de pesquisa após o fim da pesquisa.
4) O PGD deve ser seguido à risca até o fim do projeto?
R: O PGD pode evoluir com o tempo, à medida que o projeto é desenvolvido – por exemplo, dados novos, ou uso de um repositório diferente. Nesses casos, os relatórios intermediários de projetos devem indicar como o PGD mudou. Caso contrário, o PGD aprovado deve ser seguido conforme planejado
5) O que informar sobre os dados no relatório final do projeto?
R: O relatório final deve indicar o link de onde os dados estão armazenados, ou o DOI dos dados, idealmente em repositórios abertos. Caso os dados não possam ser divulgados, por razões éticas ou legais, isso deve constar desde o início do PGD. Várias instituições permitem descrever os dados usando metadados, mesmo que os dados não possam ser disponibilizados. Essa descrição possui também um link, que pode ser informado no relatório final, ainda que os dados não estejam disponíveis abertamente.