Assessoria Científica

Carlos Alfredo Joly English version

Carlos Alfredo Joly

Assessor da Coordenadoria Geral – Amazônia+10

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), em 1976, mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1979, PhD em Ecofisiologia Vegetal pelo Botany Department - University of St. Andrews, Escócia, na Grã-Bretanha, 1982, e Pós-Doutorado pela Universität Bern, Suíça, em 1994.

Atua na área de Conservação da Biodiversidade, tendo publicado 120 trabalhos em periódicos especializados, além de formar 26 mestres e 15 doutores, tendo 1 coorientação em andamento. Editou 13 livros, com destaque para a série Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX, o livro Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade do Estado de São Paulo e o Ebook Diálogos Amazônicos: Contribuições para o Debate Sobre Sustentabilidade e Inclusão.

Atualmente é Professor Emérito da UNICAMP, aposentado do Departamento de Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da Unicamp. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), do Science-Policy Advisory Committee (SPAC) do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), chair da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES, e Editor-Chefe da Biota Neotropica.

Na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) foi Co-Chair do Painel Multidisciplinar de Experts (MEP). Foi membro da Coordenação de Biológicas (1993-1998) e do Programa BIOTA (1999-2022) da FAPESP, e do CA-ZOO do CNPq (1987-1990).

Ganhou duas vezes o Prêmio Henry Ford, a Ordem do Mérito Científico classe Grã-Cruz, o Prêmio Muriqui da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da Unicamp e o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciências.


Página atualizada em 29/11/2024 - Publicada em 27/11/2024