Notícias

Semana de ciência em São Paulo

11 de agosto de 2004

Por Claudia Izique, da revista Pesquisa FAPESP

A FAPESP, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e a Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABCJ) serão os responsáveis pela organização da participação paulista na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que deverá ocorrer entre 18 e 24 de outubro.

O evento, que está sendo articulado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), pretende mobilizar a população em torno de temas ligados à pesquisa e a inovação. A expectativa é de que instituições de pesquisa científica, universidades, centros, museus e escolas, entre outros, organizem atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para estudantes e o público em geral.

O grupo responsável pela organização da semana em São Paulo foi constituído em encontro realizado na sede da SBPC, na capital paulista, na segunda-feira (9/8). A reunião teve a participação de Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de C&T para a Inclusão Social do MCT, e de cerca de 30 representantes de vários institutos e universidades do Estado.

A Semana Nacional de C&T foi instituída por decreto do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em 9 de junho e deverá ser comemorada em outubro de cada ano. “Este ano, terá caráter experimental, mas queremos que ela se torne uma tradição no país, a exemplo do que já ocorre na Inglaterra e Espanha”, disse Moreira.

Diversos eventos deverão marcar a Semana. Centros culturais, museus e universidades, por exemplo, programam “abrir suas portas” para o público, conta Moreira. Também estão previstos festivais, feiras de ciência, oficinas de arte, discussões públicas, exibição de vídeos, entre outras atividades, que terão como foco a popularização da ciência.

Também integrará a programação o evento de observação astronômica “O Brasil olha para o céu”, no final de outubro, quando ocorrerá um eclipse total da Lua. De acordo com Moreira, será um “experimento coletivo” nacional, que pretende mobilizar o maior número possível de pessoas para a observação do fenômeno. Planetários, clubes de astronomia, entre outros, deverão participar do programa.

Um novo encontro entre Moreira e os coordenadores paulistas está agendado para o final de agosto, quando serão definidas as atividades e atribuições das instituições, universidades e entidades paulistas que participarão do evento.



Página atualizada em 11/08/2004 - Publicada em 11/08/2004