Notícias

Conselho Superior da FAPESP tem novo membro

Conselho Superior da FAPESP tem novo membro José Arana Varela, professor titular do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, e membro do CS da FAPESP (foto: Unesp)

Agência FAPESP - José Arana Varela, professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, é o novo membro do Conselho Superior (CS) da FAPESP. Ele assumiu a vaga aberta com o término do mandato do professor Paulo Eduardo de Abreu Machado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 24 de julho e Varela participou de sua primeira reunião no conselho em 11 de agosto.

O novo conselheiro da Fundação foi escolhido a partir da lista tríplice encaminhada pelo CS da FAPESP ao Governador Geraldo Alckmin, com o resultado da votação da qual participaram instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado, de 24 a 28 de maio de 2004.

Varela, que entra para um mandato de seis anos, também é coordenador de inovação tecnológica do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos, um dos dez Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP.

O novo conselheiro é licenciado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1968), mestre em física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1975) e doutor em ciência dos materiais pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos (1981).

Pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1982, Arana Varela tem uma atividade intensa em pesquisa de materiais cerâmicos com interesse em sinterização, materiais ferroelétricos, materiais refratários e materiais com propriedades de superfície e interface.

Foi coordenador do curso de pós-graduação em química do Instituto de Química da Unesp e de vários projetos de pesquisa em materiais cerâmicos, nacionais e internacionais. Recebeu diversos prêmios por seus trabalhos acadêmicos, entre eles o Prêmio Epsilon de ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica.

Foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais. Integra diversos conselhos de instituições internacionais, como a Academy of Ceramics, o International Institute for the Science of Sintering e a American Ceramic Society.


Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 11/08/2004