Notícias

Como montar um portal na Incubadora Virtual

1º de setembro de 2004

Agência FAPESP - Facilitar a vida do pesquisador que utiliza a Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, um dos projetos do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP. Com esse objetivo, surge mais um ambiente no universo digital.

Os interessados em montar facilmente sites e portais para projetos de pesquisa, teses ou dissertações, softwares e livros passam a contar agora com o Plonetarium. Trata-se de um ambiente que permite desenvolver um sistema de gerenciamento de conteúdos adaptável às necessidades de projetos que envolvam a criação colaborativa e a publicação de textos on-line.

Dentro desse novo ambiente da Incubadora Virtual, o usuário terá ferramentas adaptadas para redação, edição e publicação de conteúdo sem a necessidade de ferramentas externas ou de conhecimentos avançados de tecnologias, recursos ou linguagens da internet, como FTP (file transfer protocol), HTML (hypertext markup language) ou Javascript.

O Plonetarium é um software disponível sob licença pública, nos moldes do sistema operacional Linux, que é desenvolvido por milhares de pessoas em todo o mundo para ser usado por milhões.

A Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais é uma plataforma que desenvolve softwares e conteúdos específicos num mesmo espaço físico, centralizado num ponto de troca de tráfego, mas, na prática, acessível em banda larga à comunidade acadêmica mundial.

“Os interessados no Plonetarium poderão acompanhar uma sessão técnica sobre o novo sistema no dia 9 de setembro”, anuncia Imre Simon, pesquisador do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo e integrante da Comissão de Coordenação do Programa Tidia.

O tema do evento, que será realizado no Auditório da FAPESP, na rua Pio XI, 1.500, em São Paulo, é Como montar um portal na Incubadora. Interessados em participar da sessão técnica, que será realizada das 15h às 18h, podem obter mais informações no endereço eletrônico: http://incubadora.fapesp.br.


Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 01/09/2004