Notícias

Yochai Benkler no 1º Workshop Tidia

29 de outubro de 2004

Agência FAPESP - Uma das maiores inovações da informática é o Linux, não apenas por ser um sistema operacional aberto e gratuito, mas principalmente pela maneira como vem sendo desenvolvido: pela internet, a partir da colaboração em rede de milhares de pessoas em todo o mundo.

Para falar sobre esse novo método de produção e de como ele pode ser aplicado, não apenas na indústria de software mas nos mais diversos setores da economia, está em São Paulo um dos maiores especialistas no assunto, Yochai Benkler, professor de Faculdade de Direito da Universidade Yale, dos Estados Unidos.

Na quinta-feira (4/11), Benkler dará uma palestra no 1º Workshop Tidia, que está sendo realizado até sexta pelo Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada, da FAPESP, no Centro de Convenções Rebouças. No dia seguinte, participa no mesmo evento de um painel com cientistas brasileiros e no dia 8 será o conferencista do mês no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.

O pesquisador norte-americano é autor de alguns dos trabalhos mais originais e inovativos sobre a natureza e o potencial das novas práticas de cooperação e de compartilhamento por meio da Internet. Nesses trabalhos, apresentou uma nova forma de produção de riquezas que denominou de produção colaborativa entre pares (common-based peer-production, em inglês). O software livre e a Wikipedia são exemplos desse novo método produtivo.

“Trata-se de um método de produção que não deveria existir, pelo menos de acordo com as mais aceitas teorias econômicas. Não deveria ser possível que milhares de voluntários colaborando em um projeto econômico complexo possam derrotar as maiores e mais ricas empresas do mundo no próprio jogo delas, mas é exatamente isso que está ocorrendo na indústria de software”, disse Benkler no artigo Coase´s Penquin, or, Linux and The Nature of the Firm, publicado nem 2002 no The Yale Law Journal.

“A produção colaborativa entre pares representa um fenômeno fascinante que pode permitir a descoberta de reservas do esforço criativo humano que estão subutilizadas. É fundamental criarmos as condições institucionais para que ela se desenvolva”, afirmou o pesquisador.

“Benkler talvez seja o especialista com maior imaginação inovativa para explicar os novos métodos cooperativos e de compartilhamento mediados pela internet”, disse à Agência FAPESP Imre Simon, professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, organizador do evento e coordenador da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, um dos três projetos do Tidia.

Além de Benkler, o 1º Workshop Tidia terá a presença dos palestrantes Phillip Long (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), Linda Harasin (Universidade Simon Frasier, Canadá), Jonathan Knight, (Universidade de Bath, Inglaterra), John Silvester (Universidade da Califórnia do Sul, EUA), Julio Ibarra (Universidade Internacional da Flórida, EUA), Michael Stanton (Universidade Federal Fluminense), Jean Pierre Van Der Weid (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Daniel Schwab (PUC do Rio de Janeiro), Mirian Xavier de Barros (CPqD), Reges Scarabucci (CPqD) e José Fernando Perez (FAPESP).

O Centro de Convenções Rebouças está na Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23. Entrada pela portaria 1. A entrada do estacionamento é na Av. Rebouças, 600.

Mais informações sobre o workshop: www.tidia.fapesp.br/portal/eventos/1workshop

Saiba mais sobre Yochai Benkler: www.ime.usp.br/~is/Benkler


Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 29/10/2004