Notícias

Governador escolhe diretores da FAPESP

Governador escolhe diretores da FAPESP Marcos Macari, Ricardo Renzo Brentani e Carlos Henrique de Brito Cruz (esq. p/ dir.) foram escolhidos pelo governador de São Paulo
(fotos: Miguel Boyayan/FAPESP)

Agência FAPESP - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, escolheu na quarta-feira (17/11) os novos executivos da FAPESP. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado: Marcos Macari para vice-presidente, Ricardo Renzo Brentani como diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) e Carlos Henrique de Brito Cruz para diretor científico.

Os nomes foram escolhidos a partir das listas tríplices elaboradas pelo Conselho Superior da FAPESP e encaminhadas ao governador na semana passada. As listas foram definidas em eleição da qual participaram dez conselheiros dos doze que compõem o Conselho Superior. A escolha foi feita a partir das listas encaminhadas pelo Comitê de Busca e Seleção, constituído para o processo seletivo.

“As listas espelharam uma vontade institucional consistente da FAPESP, por meio de seu Conselho Superior, e o governador escolheu, nessas listas, nomes que consideramos de grande destaque acadêmico, científico e intelectual. São nomes altamente representativos no trabalho de construção das condições para o desenvolvimento cada vez melhor da produção científica, tecnológica e cultural em São Paulo e no Brasil”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP.

Confiança

Marcos Macari entra no cargo que estava aberto desde o término do mandato de Paulo Eduardo de Abreu Machado, em julho. Professor titular do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias e pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP. Fez pós-doutorado no Agricultural Research Council de Cambridge (Inglaterra), na Universidade de Yamagushi (Japão) e na Universidade de Laval, em Quebec (Canadá).

“Gostaria de agradecer o governador pela indicação e confiança para que, junto com o professor Vogt e demais integrantes dos conselhos da FAPESP, possamos continuar com uma política bastante séria e com os projetos de apoio a pesquisa e de inovação que têm contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo”, disse Macari.

Revoluções científicas

Ricardo Renzo Brentani é o novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Admistrativo (CTA), vaga aberta desde o falecimento de Francisco Romeu Landi, em abril. É professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, diretor presidente do Hospital do Câncer-A.C. Camargo e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP. Médico, graduado pela FMUSP, fez doutorado em bioquímica, na mesma universidade.

“É uma posição honrosa que representa o coroamento de uma carreira. Espero estar à altura dos que me precederam”, disse Brentani. O novo diretor-presidente do CTA também destaca o momento vivido pela FAPESP, de implantação de um sistema informatizado de gestão de programas e processos para melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores, e o equilíbrio financeiro conquistado pela Fundação. “Esse equilíbrio dará a oportunidade de projetar as próximas revoluções científicas no país”, acredita.

Desenvolvimento tecnológico

O novo diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, irá substituir José Fernando Perez, que colocou recentemente o cargo à disposição. Atual reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brito Cruz ocupou a presidência da FAPESP de 1996 a 2002. Professor no Instituto de Física Gleb Wataghin, graduou-se em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fez mestrado e doutorado na Unicamp e foi pesquisador residente nos Laboratórios Bell da AT&T, nos Estados Unidos. Foi diretor do Instituto de Física da Unicamp de 1991 a 1994 e de 1998 a 2002 e pró-reitor de pesquisa dessa universidade de 1994 a 1998.

“Essa indicação abre um novo desafio, extremamente estimulante, em minha vida profissional”, disse Brito Cruz. “O grande objetivo será desenvolver a pesquisa acadêmica e a formação de recursos humanos no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, fazer com que a FAPESP crie as condições para mobilizar o envolvimento de outras organizações no apoio ao desenvolvimento tecnológico, tão necessário para a competitividade paulista.”




 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 17/11/2004