Notícias

SAGe: Carta ao pesquisador

7 de dezembro de 2004

São Paulo, 8 de dezembro de 2004

Prezada pesquisadora ou pesquisador

Em 2005, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, adotará o Sistema de Apoio à Gestão do Fomento – SAGe, que informatiza os procedimentos de apresentação, análise e julgamento de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de seus programas. Isto significa que, no próximo ano, a Fundação só receberá novas solicitações de financiamento apresentadas eletronicamente.

Todos os pedidos iniciais, já em 1º de fevereiro de 2005 – quando a FAPESP retoma seu expediente após o período de férias coletivas (10 a 29 de janeiro) – deverão ser realizados exclusivamente por meio eletrônico, na página www.fapesp.br/sage. Todo pesquisador, independente da apresentação de novas propostas, deverá fazer seu cadastramento pessoal a partir de 3 de janeiro, na mesma página. A FAPESP trabalhará em regime de plantão durante o mês de janeiro para o atendimento a dúvidas pelo telefone 11.3838-4000 e no www.fapesp.br/converse.

A administração de processos vigentes seguirá da forma tradicional até sua conclusão.

Outros quatro sistemas integram a solução informatizada que utilizará a internet como infraestrutura de comunicação. O SAGe irá gerar uma base de dados sobre resultados de projetos de pesquisa, permitirá o apoio a decisões gerenciais sobre políticas de financiamento e a gestão do patrimônio da Fundação, incorpora um sistema de apoio aos procedimentos de importação de insumos à atividade de pesquisa e permitirá a avaliação dos resultados das políticas de fomento praticadas.

O SAGe representa um passo importante para a modernização da gestão da FAPESP e um salto de qualidade na administração das etapas que envolvem a tramitação de processos associados a projetos de pesquisa científica e tecnológica na Fundação. A nova fase que o SAGe inaugura é parte de um amplo processo de mudança, qualidade e institucionalização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento constante.

Diante do crescimento exponencial de suas atividades – cerca de 17 mil bolsas e auxílios a pesquisa são mantidos atualmente – a Fundação adota a informatização como forma de reduzir custos e tempo de tramitação de processos de financiamento, tornando mais racional e eficaz a prestação de serviços à comunidade científica paulista que a FAPESP realiza há quase 43 anos.

Cordialmente,

Carlos Vogt
Presidente






Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 07/12/2004