Notícias

Alckmin escolhe Engler como diretor administrativo

Alckmin escolhe Engler como diretor administrativo Joaquim José de Camargo Engleré escolhido pelo governador de São Paulo como diretor administrativo do CTA da FAPESP

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, escolheu Joaquim José de Camargo Engler para ser o próximo diretor administrativo do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP de 2005 a 2008.

A escolha foi publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (11/12). No dia anterior, Alckmin ligou a Engler para anunciar a escolha.

Como o atual mandato termina em 14 de fevereiro, o Conselho Superior da Fundação realizou, no último dia 8, eleição para a elaboração da lista tríplice para indicação do novo diretor. A lista foi constituída por Engler, com 11 votos, no primeiro escrutínio e por Mauricio Prates de Campos Filho e Paulo Eduardo de Abreu Machado, com 9 votos cada um, no segundo escrutínio.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), na qual é professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, Engler é doutor em agronomia pela Esalq, Master of Science (MS) e Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Economia Agrícola pela The Ohio State University, nos EUA.

Entre outros cargos foi diretor da Esalq, coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação, coordenador de Administração Geral da USP, coordenador e prefeito do campus da USP em Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor da USP.

Foi professor visitante do Centro de Estudos de Economia Agrária do Instituto Gulgenkian de Ciência de Portugal. Recebeu diversos prêmios por sua atuação profissional, entre eles a Medalha Fernando Costa e o OSU ? International Alumni Award 1994.