Notícias

FAPESP faz avaliação de servidores

FAPESP faz avaliação de servidores Fundação faz processo sistematizado de avaliação por mérito e desempenho, parte de uma nova política de recursos humanos (foto: Marcelo Honório)

Agência FAPESP - A FAPESP concluiu na semana passada o primeiro Processo Avaliatório Anual, no qual realizou, pela primeira vez na história da instituição, um processo sistematizado de avaliação com os seus servidores.

O objetivo inicial é a qualificação da estrutura de apoio ao sistema de fomento à pesquisa. O processo avaliatório é um dos instrumentos de melhor atendimento à comunidade científica, como o são o estímulo à educação, o apoio à capacitação e a informatização de programas e processos iniciados pela FAPESP.

O processo de avaliação ocorreu dentro do cronograma divulgado pela Comissão Orientadora de Política de Recursos Humanos (COP-RH) em 8 de outubro. Inicialmente, todos os servidores preencheram um formulário de auto-avaliação. Numa segunda etapa, os gestores imediatos e os gerentes fizeram a avaliação de seus subordinados. Por fim, foram feitas as reuniões por setor para a avaliação do grupo.

A lista de promoções verticais, as chamadas progressões, foi montada a partir das respostas dadas – e após ter sido detectada, por meio de indicação expressa nos formulários, mudança de atribuições, com acréscimo significativo de responsabilidade.

Em 29 de novembro, a lista foi apresentada aos gerentes, que puderam apresentar propostas de emendas. No dia 1º de dezembro, o CTA aprovou essas promoções. O próximo passo foi organizar a lista de promoções horizontais – por mérito –, quando seriam apontados, em ordem decrescente de pontos obtidos, os servidores promovidos.

A lista foi aprovada pelo Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP e divulgada na sexta-feira (17/12), com a relação dos servidores que receberão aumento salarial a partir de 1º de janeiro de 2005.

Terão seus rendimentos alterados 128 servidores: 108 receberam promoção horizontal, e 20, promoção vertical. Todos os servidores da FAPESP contratados até 30 de setembro de 2004 foram avaliados, mas apenas aqueles que não tiveram alteração salarial em 2003 e 2004 puderam receber aumento.

“O Processo Avaliatório Anual reconhece o desempenho dentro do exercício da atividade do servidor. Trata-se de um processo de avaliação por mérito que faz parte de uma política objetiva e transparente de recursos humanos, com regras que todos compreendem e da qual todos participam”, explica Carlos Vogt, presidente da Fundação.

Cerca de 70% dos servidores terão promoções na carreira. Vogt destaca que a FAPESP gasta apenas 2,981% de seu orçamento com pessoal e que o montante adicional das promoções representa uma elevação de apenas 3,63% no gasto com folha de pagamento e encargos. O impacto das promoções sobre o orçamento global da Fundação foi de apenas 0,0935%. As despesas com pessoal são pagas com recursos próprios da FAPESP.

 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 22/12/2004