Notícias

Capital inicial

Capital inicial Vinte empresas que concluí­ram as fases I e II do PIPE preparam-se para levar projetos ao mercado (foto: FAPESP)

Revista Pesquisa FAPESP

Vinte empresas que concluíram as fases I e II do Programa Inovação Tecnológicas em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP, contarão como o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para levar ao mercado os resultados dos seus projetos de pesquisa. Cada uma delas receberá R$ 500 mil do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para investir ao longo de dois anos na engenharia de produção e colocar em curso seus planos de negócio.

A contrapartida da FAPESP, prevista no acordo com a Finep, são os recursos investidos pela Fundação nas duas primeiras fases do PIPE, período em que os pesquisadores desenvolvem o projeto, realizam a pesquisa e elaboram o plano de negócios. "O dinheiro do Pappe será capital-semente para a fase III do PIPE", resume José Fernando Perez, diretor científico da FAPESP.

No âmbito do acordo com a Finep, a FAPESP ficou responsável pela seleção dos projetos. Como as pesquisas já estavam concluídas, a escolha levou em conta a engenharia do produto e o plano de negócios. "Decidimos inovar no sistema de avaliação", conta Perez. A Fundação então firmou parceria com o Instituto Empreender Endeavor, que indicou 27 avaliadores de seu corpo de executivos voluntários - entre eles diretores da IBM, Avon, Rio Bravo, Braskem e professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) - para analisar as propostas.

A expectativa era de que os projetos aprovados demonstrassem potencial para atingir uma taxa mínima de crescimento de dois dígitos e taxa de retorno superior aos Certificados de Depósito Interbancário (CDI), um indicador de desempenho de negócios, nos próximos cinco anos.

Clique aqui para ler o texto completo da reportagem da edição 108 de Pesquisa FAPESP.





Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 24/02/2005