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Despacho eletrônico do diretor científico

Despacho eletrônico do diretor científico

28 de abril de 2005

COMUNICADO
SAGe – Sistema de Apoio a Gestão


Senhor (a) Pesquisador (a),

A FAPESP implantou, no dia 27 de abril, o módulo de despacho eletrônico do diretor científico às solicitações encaminhadas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe). Completou-se, assim, a implantação de todo o módulo de análise e julgamento eletrônico das propostas, que inclui as etapas de: apresentação das solicitações; habilitação; definição, pelos coordenadores de área, de assessores ad hoc para análise das solicitações; análise dos assessores; parecer e recomendação dos coordenadores adjuntos e de áreas; e despacho do diretor científico. Com esses procedimentos, a FAPESP vem reforçando, juntamente com a comunidade acadêmica, a constituição das bases sólidas para o pleno funcionamento do sistema.

Até o mesmo dia 27, já havia mil processos encaminhados eletronicamente e 16 mil pesquisadores cadastrados.

Completada a implantação do módulo de análise e julgamento, e superados problemas ocorridos no começo da implantação do SAGe, em fevereiro passado, o sistema já permite uma maior agilidade e operacionalidade no processo de tramitação dos processos eletrônicos em relação ao processo tradicional. O setor de habilitação já pode habilitar os processos apresentados em 24 horas. Os coordenadores podem ter acesso aos projetos, examiná-los e indicar assessores em poucos dias, e os assessores podem iniciar a avaliação da solicitação imediatamente, embora tenham prazo de 30 dias para fazê-la. A partir do mês de maio, espera-se que o tempo gasto entre a submissão das propostas por via eletrônica e o despacho final do diretor científico não deverá exceder 60 dias.

A implantação do SAGe teve início em janeiro deste ano, com o cadastramento dos pesquisadores do sistema. No dia 1º de fevereiro, foi implantado o módulo de submissão de propostas. Em virtude de problemas técnicos – hoje já resolvidos – que apareceram nesse módulo e de conseqüente instabilidade no sistema, houve, na ocasião, um atraso na tramitação dos processos.

A sistemática de encaminhamento e análise eletrônica dos processos traz vantagens para o pesquisador, para a instituição e para os gestores (diretor científico, adjuntos, coordenadores de área e assessores ad hoc), a começar pela operacionalidade, segurança e agilidade. No início dos anos 90 tramitavam pela FAPESP cerca de 3.500 processos; hoje, são 17 mil. Pela via eletrônica, a instituição moderniza a administração da concessão de apoios à pesquisa científica e tecnológica, estabelece contato ágil e seguro com seus usuários, reduz progressivamente o manuseio de volumes consideráveis de documentos em papel e possibilita a simultaneidade de procedimentos, como é o caso de vários pareceres ad hoc sobre um mesmo processo, difícil de ser praticada no modo tradicional.

Espera-se que, com o pleno funcionamento do sistema, esses objetivos sejam atingidos sem nenhum prejuízo para o usuário. A FAPESP está apta a acompanhar o andamento de cada uma das propostas de financiamento à pesquisa recebidas e encontrar as soluções necessárias para evitar o comprometimento de sua atividade-fim. Eventuais problemas que possam ocorrer serão sempre contornados, seja por soluções técnicas imediatas dentro do SAGe, seja pela possibilidade de uso do método tradicional, nessa fase de transição, como já ocorreu anteriormente.


Carlos Vogt
Presidente

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)




Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 28/04/2005