Notícias

Carlos Vogt na presidência do Cendotec

Carlos Vogt na presidência do Cendotec

7 de maio de 2005

Agência FAPESP - O presidente da FAPESP, Carlos Vogt, é o novo presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec). A escolha ocorreu na assembléia geral da instituição, do último dia 5.

"Ter sido escolhido como presidente não é apenas uma honra, como é uma oportunidade para continuar a desenvolver relações de cooperação entre Brasil e França", disse Vogt à Agência FAPESP. Para ele, o Cendotec tem uma grande importância na aproximação científica, tecnológica, acadêmica e cultural entre os dois países.

O Cendotec é uma instituição ligada ao Ministério das Relações Exteriores da França. No Brasil, ele funciona como uma associação nacional, sem fins lucrativos, de natureza cultural. A missão principal do centro é servir de plataforma de documentação e informação a serviço da cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre a França e o Brasil.

Apesar de ter autonomia financeira desde 1983 – o Cendotec foi inaugurado em 11 de maio de 1978 –, a maior parte dos recursos financeiros investidos na instituição é originária do governo da França. Os secretários da Cultura e da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, assim como o cônsul geral da França na cidade, além de todos os ex-presidentes são considerados membros honorários do centro.

Carlos Vogt será o sétimo presidente do Cendotec. O cargo já foi ocupado por Max Huet (1978-1983), Carlos Gonçalves (1984-1986), Claudie Montell (1987-1989), Jorge da Cunha Lima (1990-1994), Jean Bodinaud (1997-2003) e José Rincon Ferreira (2003-2005).

Em São Paulo, o Cendotec está instalado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), que fica na Cidade Universitária. Entre as publicações sob responsabilidade da associação está o informativo França Flash. O boletim trimestral fornece várias informações sobre a cooperação França-Brasil e Cone Sul, além de notícias técnicas e científicas sobre a França.

O Cendotec pode ser considerado a porta de entrada para o estudante brasileiro na França. Além das publicações, a associação coordena, entre outras atividades, a rede brasileira Edufrance, operadora da promoção dos estudos em território francês.

Cendotec: www.cendotec.org.br



Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 07/05/2005