Notícias

Doutor Honoris Causa

Doutor Honoris Causa A Escola Normal Superior de Letras e Ciências Humanas da França irá conceder o título de Doutor Honoris Causa a Carlos Vogt, presidente da FAPESP
(Foto: Miguel Boyayan)

Agência FAPESP - A Escola Normal Superior de Letras e Ciências Humanas (ENS-LSH), da França, anunciou que irá conceder o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da FAPESP, Carlos Vogt. A cerimônia deverá ocorrer em novembro, em data a ser definida.

A homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo lingüista e poeta Vogt, autor de Cantografia (1982), Paisagem Doméstica (1984), Geração (1985), Metalurgia (1991), e Mascarada (1997), entre diversas outras obras.

Professor titular em Semântica Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1969, Vogt foi reitor da instituição entre 1990 e 1994. Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), também coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e é diretor de redação das revistas Ciência & Cultura, Inovação Uniemp e ComCiência.

“É uma honra muito grande, por ser a ENS-LSH uma instituição tão renomada e de grande importância no mundo acadêmico. A satisfação é ainda maior levando-se em conta que esse título vem ao encontro de uma atividade pessoal e institucional profundamente interessada no desenvolvimento de uma relação cultural, científica e tecnológica entre o Brasil e a França”, disse Vogt.

Em abril, o presidente da FAPESP havia sido admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe Comendador. No dia 5 de maio, foi escolhido como novo presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec).

As Escolas Normais Superiores (ENS), com raízes no final do século 18 e criadas originalmente para o treinamento de professores, ocupam uma posição de destaque na educação e pesquisa francesas. O grupo também trabalha em conjunto com as universidades e com as principais instituições de ciência e tecnologia do país, como o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e o Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm).

A Escola Normal Superior de Letras e Ciências Humanas, com sede em Lyon, entrou em funcionamento em 2000, ao final do processo de reestruturação do grupo ENS, iniciado na década de 1980, que ampliou a atuação da organização para os mais diversos ramos do conhecimento. O ENS-LSH é dirigido por Sylvain Auroux.




 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 09/05/2005