Notícias

Momento especial

Momento especial Nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, Carlos Vogt continua à frente da FAPESP e destaca a continuidade do processo de mudança, qualidade e institucionalização da Fundação (foto: Miguel Boyayan)

Agência FAPESP - O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nomeou o poeta e lingüista Carlos Vogt para exercer a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (25/6).

Vogt está à frente da FAPESP desde 2002 e o novo mandato se estende até 2008. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular em Semântica Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição na qual foi reitor de 1990 a 1994. Presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (Cendotec) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), também coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e é diretor de redação das revistas Ciência & Cultura, Inovação Uniemp e ComCiência.

“Agradeço a confiança manifestada pelo Conselho Superior da FAPESP quando montou a lista tríplice encaminhada ao governador, a qual encabecei com a totalidade dos votos, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, comandada por João Carlos de Souza Meirelles, da comunidade fapespiana e, em especial do governador Geraldo Alckmin por ter me reconduzido à presidência de nossa querida Fundação”, disse Vogt.

“Essa recondução é uma grande oportunidade de dar seguimento ao trabalho de mudança, qualidade e institucionalização que temos conduzido na FAPESP, em um cenário de extrema cooperação entre as diretorias, o Conselho Técnico-Administrativo e o Conselho Superior da Fundação”, ressaltou.

Consolidação do trabalho

Vogt destacou as recentes nomeações de Ricardo Brentani, Carlos Henrique de Brito Cruz e Joaquim José de Camargo Engler como, respectivamente, diretor-presidente, diretor científico e diretor administrativo da Fundação. “Com isso, tem-se a definição das condições de consolidação de todo o processo que temos conduzido.”

O presidente da FAPESP lembrou algumas das iniciativas que foram implementadas desde 2002, como a criação de uma política sistemática de recursos humanos e a ampliação da participação da comunidade científica e tecnológica do Estado de São Paulo nas estratégias adotadas pela Fundação.

Outro ponto destacado foi o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, que abriu uma nova e importante etapa na história da Fundação ao informatizar todos os procedimentos de apresentação, análise de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de programas apoiados pela instituição.

Vogt também ressaltou a importância da continuidade do Sistema de Avaliação de Resultados de Políticas de Fomento, um instrumento que deverá contribuir para a elaboração de diagnósticos da situação da Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo e também para a formulação de políticas públicas na área. O sistema está dividido em quatro subprojetos, que avaliarão o parque de equipamentos adquiridos com recursos da Fundação, a demanda por bolsas, a trajetória científica e destino profissional de pesquisadores e os reflexos e resultados dos programas Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE).

Recuperação financeira

Um dos principais destaques da primeira gestão de Vogt à frente da Fundação foi a recuperação da disponibilidade financeira da instituição. “Dentro das linhas de atuação da FAPESP, a política de consolidação do patrimônio líquido da Fundação tornou possível manter a composição orçamentária anual e continuar atuando fortemente nos diferentes programas oferecidos, além de poder retomar grandes programas de impacto para a realização de pesquisas no Estado de São Paulo”, ressaltou.

A situação financeira saudável permitirá a continuidade dos projetos em andamento e o lançamento de outros. “Novos programas serão criados ou relançados, como o Programa de infraestrutura e o FAP Livros”, disse Vogt. Internet avançada, recursos hídricos, fármacos e parques tecnológicos são algumas das outras iniciativas já com programas sendo implementados.

Vogt destaca ainda a importância da continuidade da cooperação estratégica entre a FAPESP e outras instituições de fomento, tanto do Brasil, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como do exterior.

 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 27/06/2005