Notícias

Comunicado aos pesquisadores - Atualização da Plataforma Lattes

1º de setembro de 2005

DP-222/2005

São Paulo, 01 de setembro de 2005

Senhor (a) pesquisador (a),

O processo de aperfeiçoamento da Plataforma Lattes, realizado pelo CNPq nos últimos anos, a par das facilidades proporcionadas aos usuários, gerou também a necessidade de atualização de muitos currículos, no que diz respeito, em especial, aos dados que compõem as informações sobre o pesquisador. A atualização tem sido necessária, na maioria dos casos, para currículos cadastrados ou atualizados antes de 2004.

A não atualização dos currículos na Plataforma Lattes pode gerar problemas no momento em que o pesquisador buscar implementar sua súmula na FAPESP a partir do Lattes. Isto porque a súmula solicitará informações, que estarão desatualizadas e, portanto, inconsistentes com o Lattes.

Exemplos dessa inconsistência são: ausência ou alterações de dados referentes a área de conhecimento, título de teses e dissertações, nome do orientador, ano de conclusão de mestrado ou doutorado, e outros dados que não eram obrigatórios anteriormente no Lattes.

Dois caminhos são possíveis para resolver esse tipo de problema:

1. Proceder a atualização dos dados pessoais e acadêmicos no Lattes.
Caso o pesquisador necessite de apoio para fazer isso, acesse https://www.gov.br/cnpq/.

2. Ao fazer a sua súmula curricular, o pesquisador poderá, via SAGe, ser informado da ocorrência de um ERRO relacionado com a referida inconsistência.
Nesse caso, aparecerá um número identificador do erro que, informado à FAPESP, permitirá ao pesquisador o apoio necessário para a devida correção. Para informar à Fundação, utilize o serviço Converse com a FAPESP, no endereço www.fapesp.br/converse, na opção SAGe.


Observação: O CNPq requer 48 horas para disponibilizar para a FAPESP a atualização dos dados realizada pelo pesquisador.


Atenciosamente


Carlos Vogt
Presidente da FAPESP






Página atualizada em 28/06/2022 - Publicada em 01/09/2005