Notícias

Presidente da FAPESP recebe Prêmio Proin

30 de novembro de 2005

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Ao som dos hinos do Brasil e da Itália, personalidades de diferentes áreas do conhecimento receberam, na noite de segunda-feira (28/11), em São Paulo, o 5º Prêmio Proin (Projeto Interdisciplinar com ênfase no Desenvolvimento Profissional). Concedido pela Faculdade Ítalo-Brasileira a personalidades com notória competência profissional, a premiação é simbolizada pelo Troféu Professor Pasquale Cascino.

O processo de indicação e escolha dos premiados é realizado por um grupo de empresários, professores e alunos da Faculdade Ítalo-Brasileira. Entre os homenageados deste ano estão José Serra, prefeito de São Paulo (que não pôde comparecer ao evento), e Carlos Vogt, presidente da FAPESP. Os atores Nicette Bruno e Paulo Goulart e os jornalistas José Paulo de Andrade, da Rádio Bandeirantes, e Geraldo Nunes, da Rádio Eldorado, também receberam o troféu.

A lista dos vencedores teve ainda os nomes do iatista Lars Grael (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, e de 1996, em Atlanta, e atual secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo), José Montanaro Júnior (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e atual gerente do time de vôlei do Banespa), Carlógero Presti (cirurgião vascular), Reinaldo Chaguri (diretor da GR Alimentos) e Carlos Roberto von Poser (presidente da Associação dos Amigos dos Autistas).

No total, foram premiadas oito áreas de atuação: comunicação, cultura, educação, empresarial, esporte, saúde, terceiro setor e institucional. “Um prêmio dessa natureza, concedido a personalidades de diferentes áreas de atuação, é importante para quem recebe e também para todas as instituições envolvidas”, disse Vogt, premiado pela área de educação, à Agência FAPESP.

O ator Paulo Goulart, falando para uma platéia formada basicamente por estudantes e professores universitários que lotou a Sala Paulo Autran, na zona Sul de São Paulo, destacou o ineditismo da premiação. “Essa é uma das primeiras homenagens que o teatro recebe dentro da universidade. O cientista passa a vida toda procurando o sentido da vida, e a vida é um eterno aprendizado. O conhecimento é a alavanca básica de todo o processo evolutivo”, disse.



Página atualizada em 30/11/2005 - Publicada em 30/11/2005