Notícias

Mattos Paiva morre aos 76 anos

Mattos Paiva morre aos 76 anos Professor da Unifesp, Antonio Cechelli de Mattos Paiva foi coordenador adjunto da FAPESP e presidente da Sociedade Brasileira de Bioquí­mica (foto: Unifesp)

Agência FAPESP - Antonio Cechelli de Mattos Paiva, professor titular do Departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), morreu na manhã de quinta-feira (18/5), na capital paulista, aos 76 anos.

O corpo será velado na Sala do Museu Histórico da Unifesp. O enterro será na sexta-feira, com saída prevista para às 8h em direção ao Cemitério do Morumbi. Mattos Paiva tinha câncer de próstata.

Mattos Paiva foi vice-diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM) e professor titular das universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp). Foi coordenador adjunto da área de biologia e saúde da FAPESP e membro da comissão de supervisão do Projeto Genoma Funcional da Xylella fastidiosa.

Integrou o comitê assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o grupo de trabalho do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Após ter concluído o doutorado na EPM, Mattos Paiva fez o pós-doutoramento na Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Estagiou no Instituto de Biologia e Medicina Experimental, da Argentina, e no departamento de Fisiologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia. Atuou como professor visitante no Departamento de Química da Universidade de Cornell e no Departamento de Bioquímica da Universidade do Colorado.

Era membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia de Ciências da América Latina. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioquímica, a Pan American Association of Biochemical Societies e a Sociedade Brasileira de Biofísica.

Mattos Paiva foi condecorado comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1995, e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998.





Publicado em 18 de maio de 2006