Notícias

Conferência de Emilio Moran está disponível

19 de junho de 2006

Para assistir a conferência de Emílio Moran, realizada na FAPESP em 8 de junho, clique aqui.

As dimensões humanas nas mudanças climáticas globais foram discutidas em conferência no dia 8 de junho, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em evento transmitido pela internet.

Emilio Moran, professor de antropologia e diretor do Centro Antropológico para Treinamento e Pesquisa em Mudanças Ambientais Globais da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, foi o palestrante convidado.

O campo de pesquisa atual de Moran combina métodos de sensoriamento remoto, como dados obtidos por satélites Landsat, com trabalhos em campo para colheita de dados na região amazônica.

O cientista é autor de diversos livros sobre a Amazônia e o impacto das mudanças ambientais. Entre seus mais recentes títulos destacam-se Inferring the Behavior of Households from Remotely Sensed Changes in Land Cover (2004), Settlement Design, Forest Fragmentation, and Landscape Change in Rondônia, Amazonia (2003) e Linking Amazonian Secondary Succession Forest Growth to Soil Properties (2002).

Após a conferência, foi realizado um debate com Moran e os pesquisadores Carlos Nobre (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Paulo Artaxo (Instituto de Física da Universidade de São Paulo) e Pedro Leite da Silva Dias (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo). Todos fazem parte do LBA (Experimento de Grande Escala da Atmosfera-Biosfera na Amazônia), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e gerenciado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).