Notícias

Aberta chamada FAPESP/STIC-Amsud

Aberta chamada FAPESP/STIC-Amsud Processo de seleção recebe propostas de cooperação em computação e tecnologias da informação e comunicação entre a França e países da América do Sul

A FAPESP abriu chamada de propostas para cooperação científica entre as instituições participantes do Programa Regional de Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação para a América do Sul (STIC-Amsud).

O Programa STIC-Amsud é uma iniciativa da França em parceria com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e visa a incentivar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento em computação e tecnologias da informação e comunicação.

Entre os objetivos da chamada estão desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa e favorecer sinergias com outros programas regionais e multilaterais na área, em particular os da Comissão Européia.

Podem participar da chamada pesquisadores responsáveis por Auxílios a Pesquisa da Linha Regular, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou por Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP.

A chamada está aberta a todos os temas relevantes no âmbito das tecnologias da informação e da comunicação. As propostas devem ser apresentadas à FAPESP até o dia 31 de março de 2007, por pesquisadores do Estado de São Paulo. Devem estar associadas a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, além da equipe paulista. As propostas deverão estar na forma de uma solicitação de aditivo a projeto em andamento.

O Comitê Central para direção do STIC-Amsud é formado, pela parte francesa, por representantes da Direção Geral da Cooperação e do Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação do Ensino Superior e de Pesquisa. Pelo lado latino-americano, estão a FAPESP, a Secretaria da Ciência e Tecnologia da Argentina (Secyt), a Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile (Conicyt), o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru (Concytec) e o Ministério da Educação e da Pesquisa do Uruguai (Mineduc).



Publicado em 08 de dezembro de 2006